Últimas Notícias
Antonio Oswaldo Storel
Obra contém crônicas publicadas na imprensa local
Livro foi lançado pelo cirurgião-dentista em dezembro e é distribuído agora em janeiro

Por Da redação

Autor e obra Oswaldo Storel: reflexões sobre o que o ser humano está fazendo na sociedade

Crédito: Divulgação

Autor e obra Oswaldo Storel: reflexões sobre o que o ser humano está fazendo na sociedade

Um olhar crítico, mas construtivo diante das ações da sociedade, da política e da vida em si. Assim resume-se o livro “Retalhos... da Vida”, que o cirurgião-dentista Antonio Oswaldo Storel lançou em dezembro e está sendo distribuído agora em janeiro.

A obra, produção independente, é uma seleção de crônicas publicadas no Jornal de Piracicaba e na Tribuna Piracicabana ao longo da primeira década do século XXI. Os textos são divididos em quatro capítulos, envolvendo os direitos humanos, religião, crônicas e sociedade. Possui prefácio do cirurgião-dentista e ex-vereador Waldemar Romano, e ilustrações do Edson Rontani e Erasmo Spadotto. Os trabalhos foram coordenados pelo jornalista Edson Rontani Júnior.

Storel é natural de Piracicaba, nascido e criado no bairro Saibreiro, e completará 86 anos de vida agora em 29 de janeiro. Teve longa vida social em Piracicaba, atuando como cirurgião-dentista na área de odontopediatria, fundador e presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Regional Piracicaba (APCD), bastante envolvido com as ações da Igreja Católica, além de ter uma significativa parte de sua vida dedicada à política : foi vereador, secretário municipal de Educação, Saúde e Promoção Social, secretário municipal de Desenvolvimento Social, fundador e primeiro presidente da Empresa Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap), presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, entre outras gestões.

Storel comenta que o livro é um relato de situações corriqueira no cotidiano, com uma análise crítica e profunda diante das políticas públicas voltadas, por exemplo, ao adolescente infrator, o trabalho precário na indústria da cana, a redução da maioridade penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Como gestor do Bem-Estar Social, hoje Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, busquei inspiração e exemplos de outras cidades em que a ação do serviço público traz efeitos positivos, como metas a serem praticadas no município”, lembra. E isso não se limita apenas à área social, mas também à área produtiva. Quando presidente da Emdhap, Storel criou ferramentas para produção própria de insumos como blocos de cimento e massa asfáltica, além de capacitação de mão de obra através da construção em mutirões.

“Retalhos... da vida” é uma obra para ser lida com calma pois traz uma série de reflexões sobre o que o ser humano está fazendo na sociedade e como tudo isso pode evoluir para o bem comum. Além disso, são discorridas homenagens a personalidades como Zilda Arns, o bispo Dom Eduardo Koaik e outros que sempre buscaram a ajuda humanitária como palavra em suas rotinas.