Últimas Notícias
Prudente de Moraes
Museu abre a mostra 'Uma Palavra Não Dita' nesta sexta (7)
Serão expostos trabalhos de assistidos nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piracicaba

Por Da redação

Abertura será na sexta-feira, 7/1, com visitação até 12/2

Crédito: Divulgação

Abertura será na sexta-feira, 7/1, com visitação até 12/2

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia a exposição Uma Palavra não Dita, com trabalhos e manifestações realizadas pelos artistas assistidos nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piracicaba. A abertura será na sexta-feira (7) com visitação até 12 de fevereiro.

Os trabalhos expostas abordam diversas linguagens e expressões, como poesias narradas, quadros, pinturas, desenhos e artesanatos, todos desenvolvidos nas oficinas de atividades artísticas e grupos terapêuticos oferecidos nos serviços de saúde mental.

As obras exaltam a expressividade, o potencial e a magnitude das criações e de seus autores. Fomenta a ocupação de novos espaços para arte e saúde mental e também provoca o visitante a olhar para si mesmo e a olhar outra vez para o que a sociedade, muitas vezes, tacha de “loucura”.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é uma alternativa ao ultrapassado e desumano modelo hospitalar de tratamento para pessoas com transtornos psíquicos ou decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas. A rede conta com sete equipamentos de saúde mental os quais buscam fortalecer a autoestima e a cidadania, melhorar a qualidade de vida e promover a reintegração do sujeito assistido com a sociedade. São eles: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bela Vista; Ambulatório de Saúde Mental (A.S.M.) Vila Cristina; A.S.M. Vila Sônia; A.S.M. Álcool e Drogas; CAPS Infantojuvenil e Residência Terapêutica.

A mostra é realizada em parceria entre o Museu Prudente de Moraes, com curadoria de Beatriz Magosso e Mariana Santi.

Serviço

Exposição Uma Palavra Não Dita - Rede de Saúde Mental de Piracicaba. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Visitação de 7/01 a 12/2. Entrada gratuita. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e feriados das 10h às 14h.