Últimas Notícias
Sesc Digital
Clássicos do cinema mundial estreiam na plataforma
Os filmes ficam disponíveis até 3 de março de 2022

Por Da redação

Cena do filme

Crédito: Divulgação

Cena do filme "A Infância de Ivan"

Quem quiser passar a virada do ano muito bem acompanhado pode conferir os clássicos do cinema mundial que estreiam nesta quinta-feira na série Cinema #EmCasaComSesc, na plataforma Sesc Digital.

Do mestre japonês, Akira Kurosawa “Dersu Uzala”, mostra com delicadeza as diferenças culturais entre um explorador do exército russo, resgatado na Sibéria, e um caçador nativo que passa a lhe servir de guia. Quando o explorador decide levar o caçador para a cidade, seus costumes se confrontam de forma esmagadora com o modo de vida burocrático, fazendo-o questionar diversos padrões da sociedade.

A plataforma também recebe dois longas do premiado cineasta Andrei Tarkovsky: “A Infância de Ivan”, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1962, conta a história de um órfão soviético de doze anos que, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalha para o exército como explorador atrás das linhas alemãs e faz amizade com três simpáticos oficiais soviéticos; e “Solaris”, lançado dez anos depois, em 1972, que recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, ao contar a história de um psicólogo enviado a uma estação na órbita de um planeta distante para descobrir o que levou sua tripulação à loucura.

Por fim, no documentário “O Facismo de Todos os Dias”, o cineasta alemão Mikhail Romm usa imagens de arquivo da Segunda Guerra Mundial para realizar uma profunda e impactante reflexão sobre a ascensão e queda do fascismo e os efeitos do nazismo na sociedade alemã. A Segunda Guerra também é tema do longa “Vá e Veja”, de Elem Klimov, que conta a história de uma jovem em uma aldeia bielorrussa que, depois de encontrar um fuzil, se une às forças da resistência russa contra os alemães.

Lançada em junho de 2020, a programação gratuita de cinema da plataforma Sesc Digital é realizada pelo CineSesc, já exibiu mais de 600 títulos nacionais e estrangeiros, recebeu importantes mostras e festivais, e já ultrapassa 9 milhões de visualizações. A iniciativa de oferecer gratuitamente filmes em streaming reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos.

Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente. Os filmes ficam disponíveis até 3 de março de 2022.