|
Cidade
Prevenção
Secretaria de Saúde vacina 7 mil contra a Hepatite B
A Secretaria Municipal de Saúde vacinou, de outubro a dezembro de 2005, sete mil adolescentes, de 11 a 19 anos, conta a Hepatite B. A mobilização atingiu jovens de 25 escolas, municipais e estaduais. Os adolescentes devem procurar as unidades de saúde mais próximas de suas residências para tomar as outras duas doses, necessárias para ficarem imunes à doença. Elas acontecem, respectivamente, um e seis meses depois da dose inicial.
Em 2004, foram aplicadas 5.251 doses. Segundo o secretário Fernando Cárdenas, a ampliação no número de vacinas é fruto do trabalho das equipes volantes. "Foi um incentivo para a regularização da vacinação contra a Hepatite B", diz.
A secretaria do Estado da Saúde está reforçando a vacinação contra a Hepatite B nas férias. Um estudo mostra que 6,5 milhões dos 15,3 milhões de crianças e adolescentes do Estado ainda não tomaram as três doses de vacina, mesmo sendo gratuitamente disponibilizada em todos os posto de saúde. Na região de Piracicaba, cerca de 193 mil jovens ainda não tomaram a vacina, o que corresponde a 39% das 494 mil pessoas com até 19 anos, segundo a secretaria estadual.
Outra frente de ação contra a Hepatite B, em Piracicaba, é a vacinação em recém-nascidos, dentro do programa Dupla Dose. Fernando Cárdenas informa que em 2005 foram imunizados 100% dos bebês nascidos na cidade, cerca de 5.500.
Em 2005, também foram aplicadas doses da vacina contra a Hepatite B em profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas (hemofílicos, transplantados renais etc). "São planos de ação voltados à diminuição da incidência da doença", enfatiza Cárdenas.
A Hepatite B é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da Hepatite B (HBV). Transfusões de sangue foram a principal via de transmissão da doença. Os sintomas são semelhantes aos das hepatites em geral, se iniciando com: mal-estar generalizado, dores de cabeça e no corpo, cansaço fácil, falta de apetite e febre. A prevenção da doença é através das vacinas.

|