Últimas Notícias
MELHORES PRÁTICAS
Santa Casa recebe a mais alta certificação
Apenas 65 hospitais do Brasil receberam o nível de Certificação Black Diamond, de qualidade na esterilização e limpeza de materiais

Por Da Redação

Parte da equipe da Central de Materiais de Esterilização da Santa Casa de Piracicaba responsável pela acreditação

Crédito: Divulgação

Parte da equipe da Central de Materiais de Esterilização da Santa Casa de Piracicaba responsável pela acreditação

A Santa Casa de Piracicaba conquistou a certificação Black Diamond, do Programa de Certificação Hospitalar da empresa 3M do Brasil, por desenvolver as melhores práticas relacionadas à qualidade assegurada de limpeza e esterilização de materiais. No País, de um universo de quase 7.000 hospitais, apenas 65 possuem essa acreditação. A cerimônia de entrega foi realizada na manhã de terça-feira (21), via online pela equipe da 3M e parte da equipe da CME, conforme protocolo de distanciamento devido à pandemia.
Para se chegar a esse nível, segundo a enfermeira coordenadora da CME (Central de Materiais de Esterilização), Gisele Vilarinho foram necessários 09 meses, desde a primeira visita da 3M até a finalização do processo concluído com êxito em todos requisitos necessários para receber a certificação.
“O resultado é fruto da dedicação e do trabalho em equipe realizados pela Central de Materiais da Santa Casa. Este programa foi de extrema importância para o hospital, pois avaliou os processos e as práticas desenvolvidas pela equipe da CME que já eram realizadas seguindo as recomendações das instituições reguladoras e normativas vigentes (RDC15 de março de 2012) e ainda na implementação de protocolos de Limpeza e Esterilização embasados em recomendações nacionais e internacionais”, salienta.
Por meio da divisão médico hospitalar, a 3M do Brasil mantém, desde 2005, o Programa de Certificação de Monitorização de Esterilização, que certifica hospitais brasileiros que atendem a todas as exigências relacionadas às práticas de controle de esterilização e a tecnologia e excelência de produtos utilizados.
São elegíveis a este programa as instituições que realizam procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade e atendem múltiplas especialidades. As organizações formalizam sua intenção em participar da certificação por meio de termo de confidencialidade e adesão assinado por um representante legal. "Estamos posicionados em um seleto grupo de instituições hospitalares que se destaca pela excelência neste quesito", salienta o provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão.
De acordo com a Enfermeira Supervisora da Central de Materiais, Valeria Assiz, para a equipe da CME esta certificação não foi somente um prêmio de qualidade, “mas sim um reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido há anos frente ao hospital sempre com o estímulo do provedor e da Administração do Hospital, com a colaboração de parceiros, equipes de manutenção, gestão de equipamentos, gestão do cuidado, almoxarifado, departamentos de compras, departamento de qualidade, gestão de pessoas e, principalmente, as equipes de enfermagem que foram fundamentais nesta nova conquista”, enfatiza.
A análise para essa acreditação é baseada nas normas estabelecidas pela Aami (Associação Americana para o Avanço da Instrumentação Médica) e também pela Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos e Centrais de Materiais, ambas sediadas nos Estados Unidos. A certificação da 3M representa um padrão de qualidade em biossegurança nos CME dos hospitais avaliados.
Ao todo, apenas 65 hospitais conquistaram a categoria Black Diamond no Brasil desde 2005. “Para nós é uma satisfação imensa ter o nosso trabalho reconhecido por uma instituição global que preza práticas inovadoras. Essa certificação chancela nossos processos, com práticas que asseguram o serviço de qualidade e excelência que prestamos aos nossos pacientes”, afirma Valéria.
A certificação da 3M soma-se à acreditação da Joint Commission International, o principal reconhecimento internacional de qualidade em saúde.