Emílio Moretti
Brinquedos conscientes
Fazer brinquedos é uma oportunidade para educar

Por Emílio Moretti

Emílio Moretti

Crédito: Del Rodrigues

Emílio Moretti

Design não é coisa exclusiva de gente grande.  Fazer brinquedos não pertencem somente às crianças. O bom design produz brinquedos de desenho tão bem-cuidado que podem ser expostos nas melhores salas de estar, ao lado de qualquer móvel assinado.
Os brinquedos fazem parte da vida da grande maioria das pessoas. Seja para consumo próprio ou para diversão filhos e os brinquedos estão sempre presentes e já conquistaram um grande espaço no mercado. O avanço tecnológico contribuiu ainda mais com a sua popularidade mas os brinquedos artesanais ainda resistem ao consumismo.
Produzido marca alemã Sirch, de madeira compensada laminada com formas arredondadas, é um cavalinho de balanço – só que bem diferente dos tradicionais. A criança pode colocar os pés na frente ou nas laterais do brinquedo e cavalgar com estilo, sem sair do lugar. O conforto é garantido pelo assento vermelho, de náilon. Para crianças de 2 a 5 anos de idade.
 Parede de pinos e organizador, da OOO My Design
Uma boa e divertida ideia para ensinar a criançada a ser organizada desde cedo é este organizador da OOO My Design. Disponível em várias cores, a pequena plataforma conta com diversos pinos coloridos que podem ser puxados para dentro e para fora, de modo a ajeitar brinquedos, livros e objetos da forma que se desejar. Além de útil, a peça também se transforma em brincadeira, já que é possível criar diversos desenhos de acordo com a disposição dos pinos.
 
 
 Balanço feito com pneus usados.
 
 
 
 
  Cozinha feita de caixas de papelão.
 
 
 
 
 
 
 Estante diferente: Idealizado pela Designlibero, o sistema de móveis multifuncional Animaze permite configurar de forma lúdica diferentes disposições para as crianças. Feitos de madeira curvada e módulos cobertos por tecido, cada "animal" disposto em grupo ou como peça única traz um ar irreverente para qualquer ambiente.
 
 
Cavalinho de vime
Inspirado em uma tradicional dança japonesa, o designer Alvin Tjitrowirj usa a essência dos movimentos para criar o conceito do cavalo de balanço. A silhueta leve e dinâmica acompanha textura gráfica feita de vime, que contrasta com a estrutura de alumínio preto ou branco sólido. 
As brincadeiras fazem parte do mundo infantil desde os primeiros meses de vida. Muita coisa atrai a atenção das crianças, dentre elas os brinquedos, por isso a importância de ensinar desde cedo os princípios de sustentabilidade e do consumo responsável. Uma das várias maneiras de ensinar princípios conservacionistas é através de brinquedos feitos a partir de materiais que iriam para o lixo. Afinal, cuidar do meio ambiente é cuidar do próprio destino.
 
O papel da família
A família e, principalmente os pais ou responsáveis, tem a importante responsabilidade de ensinar os primeiros, e diria os mais importantes, valores que essas crianças levarão consigo para o resto de suas vidas e que, inclusive, passarão esses ensinamentos a seus filhos também.
Conheça o Instituto SEB
 Instituto SEB, educação para transformar.
O Instituto SEB desenvolve e apoia programas e projetos com base numa educação inovadora, abrangendo 4 eixos de atuação: Empreendedorismo Social, Sustentabilidade, Transformação Social e Protagonismo.
Focada na idealização e na distribuição de brinquedos educativos e sustentáveis, bem como na cultura maker, o projeto visa desenvolver aspectos psicomotores, cognitivos, da imaginação e de habilidades e capacidades socioemocionais, além de promover a interação entre adultos e crianças na construção, montagem ou fabricação dos brinquedos.
 
QUEM PODE BENEFICIAR-SE COM A FÁBRICA DE BRINQUEDOS?
·   Educadores;
·   Sistemas de ensino;
·  Escolas públicas e privadas;
·     Famílias que preocupam-se com brinquedos educativos.
Para receber o portfolio de produtos da fábrica de brinquedos, envie um e-mail ou agenda uma visita enviando uma mensagem para: contato@institutoseb.org.br.
Triciclos de madeira recuperada
Uma linha de brinquedos que permite a mobilidade das crianças e é feita de forma ambientalmente correta. Essa é a linha Coop, feita de madeira recuperada e biodegradável tratada com pigmentos vegetais. Desenhada e projetada pelo designer Federico Rios, a coleção apresenta três modelos de brinquedos – uma moto e dois triciclos construídos artesanalmente. Além das características ecológica dos materiais, o design mereceu atenção especial e teve inspiração na estética vintage e na simplicidade dos brinquedos de antigamente.
Outro ponto considerado por Federico é o consumo consciente: o sistema Coop é concebido de modo que, após a vida útil dos brinquedos, é possível enviar as peças de volta para serem recicladas e darem vida a novos produtos. A empresa agradece e faz um reembolso de 10% do valor da peça em sua conta bancária.