Últimas Notícias
INTERNACIONAL
Furacão Isaías passa pela Bahamas e segue para a Flórida, em meio à pandemia

Por AFP

Crédito:

O furacão Isaías atingiu o arquipélago caribenho das Bahamas em sua rota para a Flórida neste sábado(01), no momento em que o estado no sudeste concentra um grande número de casos de coronavírus nos Estados Unidos.

O "olho irregular de Isaias" cruzou a ilha de Andros, a maior das Bahamas, na manhã deste sábado e seguia para a Flórida, ameaçando descarregar 200 mm de chuva. Até as 18:00 GMT(15:00 BSB), Isaías soprava com ventos máximos de 120 km / hora - uma ligeira desaceleração em relação à manhã - e se posicionava 225 km a sudeste de Fort Lauderdale, se aproximando a 19 km/hora.

Mas poderia se fortalecer novamente, alertou o National Hurricane Center (NHC), com sede em Miami.

"Embora o Isaías tenha enfraquecido depois de passar pela Ilha Andros, espera-se que ganhe força hoje à noite e domingo de manhã, quando o ciclone se mover sobre as águas quentes do Estreito da Flórida e da Corrente do Golfo", escreveu ele.

Cerca de 135 pessoas foram alojadas em abrigos nas Bahamas, disse o ministro da Preparação para Desastres, Iram Lewis, ao noticiário local Eyewitness News.

O escritório de gerenciamentode emergências das Bahamas, NEMA, disse em nota que precisou fechar um abrigo porque a tempestade destruiu seu telhado e arrastou seu único ocupante.

O primeiro-ministro deste arquipélago do Caribe, Hubert Minnis, anunciou na noite de quinta-feira um relaxamento das medidas estritas de confinamento pela pandemia para permitir que os moradores se preparassem para o furacão.

No entanto, advertiu: "Não usem este período de preparação para socializar e visitar amigos ou familiares".

Isaías é o primeiro furacão a passar pelas Bahamas desde que o Dorian, de categoria 5, destruiu no ano passado duas de suas ilhas ao parar por três dias sobre o arquipélago.

Enquanto isso, no sul da Flórida, as primeiras rajadas do Isaías começavam a ser sentidas enquanto o estado enfrentava a crise de sáude.

O presidente Donald Trump assinou uma declaração de emergência para a Flórida para facilitar a ajuda federal.

"As últimas projeções mostram Isaías atingindo a costa leste da Flórida como um furacão de categoria 1 hoje (sábado) ou amanhã", disse o governador Ron DeSantis.

O NHC espera "condições de furacão" na costa leste da Flórida, de Boca Raton à área de Daytona Beach. O restante do sudeste receberá ventos menos fortes, equivalentes a uma tempestade tropical.

Mas o Isaías se deslocou um pouco mais ao leste, adentrando ao mar. São boas notícias para a Flórida.