TEMPOS DE COVID-19
As caminhadas
Selam orienta sobre práticas de Esportes e alerta para o uso de máscaras

Por José Ricardo Ferreira

Bola na rede. Atividades em uma das quadras da Área de Lazer da Rua do Porto: futebolzinho no final da tarde

Crédito: Mateus Medeiros

Bola na rede. Atividades em uma das quadras da Área de Lazer da Rua do Porto: futebolzinho no final da tarde

Terça-feira, 30 de junho de 2020
Desde o início da Campanha de Isolamento Social por conta da pandemia do novo Coronavírus, praticar esporte ao ar livre exige alguns cuidados para não se infectar pela Covid-19. Em Piracicaba, é nítido que muitas pessoas que gostam de uma simples caminhada, corrida ou bike estão chegando no limite e já não suportam mais prorrogar alguns hábitos, mesmo se arriscando. Áreas como a Rua do Porto, campus da Esalq-USP e bairro Nova Piracicaba (avenida Cruzeiro do Sul) apresentam, diariamente, bom movimento de pessoas e muitas delas sem usar máscara durante a atividade esportiva. Na semana passada, o fotojornalista da Gazeta, Mateus Medeiros, flagrou inúmeras pessoas caminhando ou pedalando sem a proteção devida. Inclusive futsal na Área de Lazer da Rua do Porto.
O secretário municipal de Esportes, também responsável pela Pasta da Saúde, Pedro Mello, explicou que Esportes Individuais podem ser praticados, mas sempre com máscara. Os coletivos como o futebol estão proibidos porque aglomeram pessoas.
“A orientação é usar máscaras e promover o distanciamento social, no caso de caminhadas são dois metros de distância, corridas de três a cinco metros e bicicletas, 20 metros. O futebol segue proibido, com exceção do profissional, já que os treinamentos no Estado, no caso os times da Série A-1, serão retomados no dia 1º de julho”, explicou. O secretário entende que não é possível no momento fazer previsões seguras sobre quando as atividades esportivas voltarão com segurança a serem praticadas.
“Até o momento não temos uma previsão concreta de quando o Esporte voltará ao normal em nossa cidade. O decreto estadual, por enquanto, não libera a prática de atividades físicas coletivas, com aglomeração de pessoas e sem o distanciamento social, como são os casos das corridas de rua e demais eventos. Claro que estamos na expectativa de uma desaceleração do vírus e, consequentemente, a retomadas das atividades”, afirmou.
Indagado sobre os efeitos da pandemia sobre os projetos da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello disse que, independente da Covid-19, os projetos de reforma, ampliação e manutenção seguem sendo realizados. 
“Entre eles, destacamos a modernização do Complexo Aquático Municipal que atenderá centenas de pessoas que praticam Esporte em nossa cidade, assim como os campos de futebol, quadras e academias ao ar livre”, afirmou. As aglomerações podem ser denunciadas aos telefones 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil).