XV DE PIRACICABA
Bases do Alvinegro
Leandrinho disse que momento de pandemia exige cuidado

Por José Ricardo Ferreira

No comando. Leandrinho chegou ao XV de Piracicaba em março para dirigir a equipe Sub-17

Crédito: Vitor Prates/Divulgação

No comando. Leandrinho chegou ao XV de Piracicaba em março para dirigir a equipe Sub-17

Segunda-feira, 29 de junho de 2020
O treinador Leandro Silva tem sob seu comando, no XV de Piracicaba ,um grupo de adolescentes. Imagine como ele, que conduz o Sub-17, precisa ter tudo sob controle, já que a idade de seus atletas exige muita atenção, disciplina e organização principalmente agora à distância em meio à pandemia da Covid-19. Leandrinho disse que procura não apenas conversar sobre os treinos, mas também dar uma “força” psicológica aos jovens.
“Desde o início da Quarentena, temos mantido os treinamentos online, comandados pelo nosso preparador físico Juninho Amstalden. Desta forma, as orientações, nesse sentido, ficam mais a cargo dele, que sempre me dá um “feedback”. Fazemos, também, reuniões por videoconferência com os atletas e Comissão Técnica, para avaliarmos e darmos um suporte também na questão psicológica, procurando saber como cada um está”, explicou o treinador. Leandrinho disse que procura orientar os jovens atletas quanto aos cuidados que devem ser tomados nesse momento tão delicado.
“O foco é a saúde e bem-estar de todos. Conversamos ainda com membros da família e procuramos dar todo o suporte possível nesse período. Trabalhamos com garotos em uma faixa etária que requer sempre uma atenção muito grande, por isso chamamos de Categorias de Formação. O nosso intuito é contribuir não somente na formação do atleta e sim do cidadão. Então, agora, uma boa estrutura familiar, uma boa cabeça e todos esses cuidados se fazem ainda mais necessários”, apontou.
Antes da pandemia, o técnico conseguiu botar a equipe em campo pela Copa Ouro. O último jogo foi com vitória sobre o Jaguariúna por 2 a 1, com gols do volante Yago e do atacante João Pedro no CR XV/Raízen. Agora a expectativa fica por conta do retorno aos treinos e jogos. Mas tudo ainda é uma incógnita, reconhece Leandrinho.
“Quanto aos treinos e competições, ainda está tudo muito indefinido. A decisão sobre o retorno aos treinamentos presenciais fica a cargo dos órgãos competentes e sobre as competições, além das autoridades. É preciso aguardar a definição da Federação Paulista de Futebol. Temos que esperar, inclusive, para vermos como serão os protocolos para os treinamentos, alojamentos e jogos das Categorias de Base. Com tudo isso definido, poderemos começar a tomar todas as devidas providências, sempre priorizando a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos”, explicou o treinador.
Antes da paralisação em março, as Equipes de Base do XV conheceram a tabela do Campeonato Paulista Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Os três times, com cerca de 90 atletas, estreariam no 'Barão da Serra Negra', no dia 4 de abril, pelo Grupo 3. O Sub-17 estrearia contra o Rio Claro.
Ocupações
Sem futebol, Leandrinho, que chegou ao XV em março, está buscando mais conhecimentos participando de Cursos, palestras por videoconferência e online. “Tudo tem sido muito produtivo. Estamos obtendo muito conhecimento. Além disso, aproveito esse tempo maior com a família, até porque, devido ao nosso trabalho, nós acabávamos ficando sempre na correria e não tínhamos todo esse tempo, o qual disponibilizamos agora”, contou.