DIAGNÓSTICO OFICIAL
Vereador Ary Pedroso Júnior está com a Covid-19
Também médico, ele segue em isolamento em casa

Por Adriana Ferezim

Vereador e médico. Na eleição de 2016, Ary Pedroso Júnior foi o candidato mais votado entre os 23 eleitos, com 5.377 votos

Crédito: Fabrice Desmonts

Vereador e médico. Na eleição de 2016, Ary Pedroso Júnior foi o candidato mais votado entre os 23 eleitos, com 5.377 votos

Terça-feira, 26 de maio de 2020
O vereador Ary Pedroso Cardoso Júnior (SD) está com o novo Coronavírus. Ele é médico intensivista e plantonista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed. Ele está bem e em isolamento domiciliar. O médico e parlamentar recebeu o diagnóstico na manhã da última quinta-feira (21). De acordo com a sua Assessoria, fez exame de rotina no Hospital - aplicado a todos os Profissionais de Saúde da Unidade que estão cuidando dos pacientes com a Covid-19.
Assim que constatou como positivo, ele foi para sua residência e segue em isolamento. Em entrevista ao vereador e radialista Lair Braga, que sentou-se ao lado de Pedroso Júnior no plenário da Câmara, na última reunião extraordinária do dia 19, o médico disse que não apresenta nenhum sintoma da doença, de gripe. Na oportunidade, o médico recomenda que as pessoas se protejam, porque não existe remédio para combater o novo Coronavírus. 
"As pessoas devem usar máscara, somente dentro de casa não, mas dependendo da ocasião, até dentro de casa, se você tem idoso que mora com você. Deve-se lavar as mãos umas 15 vezes ao dia. Se mexer em qualquer coisa tem de lavar as mãos e evitar lugares com bastante gente e quando ver pessoas sem máscara, oriente que usem, com educação. Esse vírus tem contágio muito fácil e o melhor tratamento é a prevenção. Cura para esse vírus é o próprio organismo. Se falava na Cloroquina, agora está abolida, Corticoide, não tem ação boa, pode fazer mais mal do que bem, drogas como Nitazoxatina, Invermectina, e até outras novas, mas os estudos para isso ainda estão muito no início. Tem de prevenir, usar álcool sem usar máscaras e evitar as aglomerações que ainda são as que causam maior contágio, porque sempre pode haver alguém contaminado", disse.
O médico ficará afastado por 14 dias, quando novo exame será feito para verificar se ele está sem o vírus e pode voltar a trabalhar na linha de frente do combate à Covid-19. Ary também é cirurgião pela Santa Casa de Piracicaba. E desde quinta-feira ele está sem trabalhar, conforme sua Assessoria.
Câmara terá reunião virtual
Assim que tomou conhecimento do diagnóstico do vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior, o presidente do Legislativo Municipal, Gilmar Rotta, comunicou aos demais parlamentares e ficassem atentos aos sintomas. Ele ressaltou que todas as medidas de segurança, como o uso de máscaras pelos vereadores foram adotadas na última reunião no Plenário da Câmara.
A partir desta quinta-feira (28), a expectativa é que tenham início as reuniões na Câmara, de maneira remota. Apenas o presidente ficará no Plenário. A ideia é que os vereadores participem de suas residências, ou, se for necessário, dos seus gabinetes e não mais reunidos no Plenário.
"Na terça-feira (26), vamos finalizar os testes técnicos do software, como a checagem dos sinais de internet de cada vereador, para as reuniões online", informou a Câmara. A ideia é que durante a votação, por videoconferência, o painel também seja incluído no Sistema, para mostrar como os vereadores irão votar cada matéria deliberada.