Últimas Notícias
AJUDE A DOAR
Hemonúcleo de Piracicaba está em novo local
Espaço funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13 horas

Por Da Redação

Bolsa de sangue

Crédito: Arquivo/Gazeta de Piracicaba

Bolsa de sangue

Terça-feira, 26 de maio de 2020
Desde a última semana, o Hemonúcleo de Piracicaba funciona, provisoriamente, em novo local: no antigo prédio do "Saúde Inteligente" (anexo ao complexo da Santa Casa), localizado à rua Silva Jardim, 1.700, próximo do antigo prédio, que passará por reformas estruturais durante um ano. O governo federal - por meio da Caixa, em parceria com a Unicamp e com a Prefeitura de Piracicaba - destinou, aproximadamente, R$ 1,1 milhão para a obra. O anexo à Santa Casa, onde o Hemonúcleo passou a funcionar, recebeu pequenas reformas (adaptações e reparos), realizadas pelo Setor de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde.
O local conta com estacionamento exclusivo para doadores. A reforma irá modernizar o prédio do Hemonúcleo com Salas de Espera, Salas de Triagem, fachada, reparos nas estruturas danificadas, melhora na distribuição e fluxo de circulação entre as salas e também a troca de todo o telhado, cujo madeiramento está danificado.
Medidas
Diante da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o Hemonúcleo adotou novos procedimentos para doação de sangue com o objetivo de dar mais segurança aos doadores. Além das medidas de higiene (uso do álcool em gel em todas as etapas da doação e limpeza constante dos espaços utilizados), a Instituição está priorizando o agendamento para fazer a doação, que deve ser marcada pela internet. O doador é atendido, primeiro, na parte externa do prédio, onde recebe orientações sobre medidas de segurança.
De acordo com Jordana Torri Regazzo Fuzato, responsável técnica do Hemonúcleo, o agendamento tem o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas no local. Também não é permitido entrar com acompanhantes neste período de Quarentena. Segundo ela, o número de doares antes da pandemia era de 50 a 60 por dia, sendo, o ideal, 70. Porém, com a pandemia, houve uma queda superior a 25%.
Quem tiver interesse de doar, basta entrar no link: www.agendamento.hemocentro.unicamp.br/. É preciso levar documento de identidade, com foto. Outras informações pelo telefone (19) 3422-2019.