OS CUIDADOS
Moschini fala sobre os riscos da doença nas gestantes
O vereador, que é médico, usou a Tribuna para falar sobre a Covid-19

Por Daniela Teixeira/Câmara

Vereador Ronaldo Moschini (CID)

Crédito: Fabrice Desmonts

Vereador Ronaldo Moschini (CID)

Quinta-feira, 26 de março de 2020
O vereador Ronaldo Moschini (CID) ocupou a Tribuna, durante reunião ordinária realizada nesta semana, para falar sobre as implicações do novo Coronavírus na gestação. Ronaldo Moschini, que é médico, dirigiu-se às grávidas do município e as tranquilizou sobre os casos de má-formação fetal e transmissão da doença via mãe-feto e via amamentação. Ele afirmou que os estudos que têm sido realizados não mostraram evidências de um maior risco às gestantes que foram contaminadas pelo novo Coronavírus.
O vereador informou que os estudos mostram que o índice de letalidade da Covid-19 nas gestantes é igual ao de jovens e adultos e, ao contrário do que se pensava no início, não se iguala a letalidade ocorrida nos idosos. Ele afirmou, ainda, que existe uma chance “bastante pequena” de a gestante contaminada pelo Coronavírus desenvolver complicações e virar “um caso grave”.
Na Tribuna, Moschini fez um apelo aos empregadores e pediu um cuidado maior com as gestantes. Ele sugeriu que elas fossem retiradas “da linha atendimento”, para serem preservadas da contaminação pelo vírus. O vereador também pediu para as gestantes - que tem prioridade no atendimento - prosseguirem com as consultas de pré-natal e reforçou o pedido para elas se tranquilizarem.
“O que temos a dizer as gestantes tenham calma, que procurem se tranquilizar, porque nenhum caso ainda de má formação fetal pelo Coronavírus foi detectado e não há evidências de risco maior à gestante”, afirmou.