PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Segundo caso é 'importado'
O jovem está em isolamento domiciliar onde mora e passa bem

Por Adriana Ferezim

Segundo caso. O exame do jovem piracicabano foi realizado e confirmado pelo Hospital 'Albert Einstein'

Crédito: Kiko Ferrite

Segundo caso. O exame do jovem piracicabano foi realizado e confirmado pelo Hospital 'Albert Einstein'

Quinta-feira, 26 de março de 2020
O segundo caso de Coronavírus confirmado nesta quarta-feira (25), em Piracicaba é de um não-residente do município. O Ministério da Saúde incluiu esse diagnóstico positivo de Covid-19 na cidade, porque é o endereço oficial do rapaz de 22 anos de idade, que contraiu a doença. Atualmente, ele estuda e reside na Capital. Seus pais moram em Piracicaba e o jovem está em isolamento domiciliar onde mora e passa bem. Subiu para 87 o número de casos suspeitos de Coronavírus e 33 foram descartados.
A confirmação desse novo caso ocorreu um dia após a Prefeitura ter divulgado o primeiro caso positivo de Covid-19, em Piracicaba: um idoso de 77 anos de idade, que está internado desde o dia 20, no Hospital Unimed, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele é diabético, hipertenso e ex-tabagista, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a Unimed Piracicaba, o estado de saúde do paciente "é grave, porém clinicamente estável", informou o Boletim Médico. A Cooperativa de Saúde ressaltou que a família do idoso também está sendo monitorada. No primeiro caso confirmado, o homem tem histórico de viagem a Camburiú (SC) e retornou para Piracicaba com sintomas de SRAG. O resultado do exame dele chegou na terça à noite e foi divulgado à imprensa.
Nesse novo caso, o jovem vive em São Paulo e contraiu o Coronavírus onde mora. O exame foi realizado e confirmado pelo Hospital 'Albert Einstein'. Em nota, o coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa) da Prefeitura, Moisés Taglieta, explicou que "a estatística de Piracicaba contabiliza, agora, o segundo caso confirmado da doença Covid-19 por questão de registro no Banco de Dados da Vigilância Epidemiológica. Ou seja, vincula-se o caso a Piracicaba apenas por registro técnico de controle, mas o paciente não contraiu a doença na cidade".
O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, enfatizou que o momento é de atenção e a população precisa continuar em regime de isolamento social. "Vamos manter a determinação dos governos estadual e municipal de permanecer em casa, sem contato social. Só assim conseguiremos reverter a curva de crescimento da doença no Estado e no País", ressaltou, também na nota.
Suspeito internado
Está em investigação um caso suspeito de Coronavírus. Trata-se de um homem de 37 anos de idade, que está internado em um hospital privado de Piracicaba. A Gazeta apurou que o estado de saúde dele não é grave, mas o paciente precisa ficar sob cuidados hospitalares porque apresenta pneumonia, com todas as características e sintomas de Coronavírus. Por isso, entrou na lista de suspeitos nesta quarta-feira.
O material para exames já foi colhido e a resposta deve chegar até o início da próxima semana. O homem não apresenta comorbidades. Apesar de questionada, a Prefeitura não informou quantos casos suspeitos de Coronavírus estão internados e quantos foram orientados a ficar em isolamento domiciliar.
Na Região, além de Águas de São Pedro (SP) e de Iracemápolis (SP), Rio Claro (SP) teve um caso confirmado, conforme a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Já são 862 casos confirmados de Covid-19 no Estado e 48 mortes. No Boletim divulgado nesta quarta-feira, pela Secretaria Estadual, ainda não consta a cidade de Piracicaba com os dois casos positivos.