Últimas Notícias
ANIMAIS BEM-TRATADOS
Vida normal: Zoológico mantém rotina e cuidados
Os 13 tratadores receberam orientações sanitárias de prevenção

Por Da Redação

Rotina. Primatas do Zoológico Municipal se alimentam de frutas. Visitação está temporariamente suspensa

Crédito: Divulgação

Rotina. Primatas do Zoológico Municipal se alimentam de frutas. Visitação está temporariamente suspensa

Quinta-feira, 26 de março de 2020
A rotina dos cerca de 370 animais do Zoológico Municipal de Piracicaba não sofreu mudanças nesses dias de preocupação e prevenção ao Coronavírus (Covid-19). As aves, os répteis e os mamíferos que compõem o plantel do Zoo, continuam sendo alimentados e tratados normalmente. O serviço interno não foi comprometido. Embora o Zoológico esteja fechado ao público desde o dia 18 de março, como uma das medidas de enfrentamento ao vírus, o cotidiano e os cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais prosseguem sem alterações, observou Camilla Xavier, veterinária e responsável técnica pelo espaço.
"Diariamente, os funcionários estão lá para realizar a limpeza dos recintos, os tratadores estão cuidando da alimentação e a equipe técnica (bióloga e veterinária) permanece 24 horas por dia à disposição dos animais do Zoo”, contou. Os animais abrigados no Zoo necessitam da manutenção dos cuidados diários com higienização, alimentação (oferta de hortifruti, carnes e rações) e saúde, salientou a bióloga Paula Matias.
"Estas atividades não podem ser interrompidas visando aquilo que temos como base fundamental, o bem-estar animal. Para tanto, continuamos seguindo com nossas atividades internas, mas seguindo as diversas recomendações dos órgãos habilitados, reduzindo nossa equipe de trabalho em uma escala suficiente para continuar proporcionando os cuidados necessários aos nossos animais", afirma Paula.
"E também instruímos nossos colaboradores e reforçamos as medidas de higiene e proteção individual dos mesmos para assegurar o bem-estar de nossa equipe e dos animais", acrescentou. O Zoológico possui cerca de 30 funcionários entre tratadores, pessoal de manutenção, limpeza, administrativo, portaria e varrição. À exceção da veterinária e da bióloga, os tratadores e os demais estão trabalhando em Sistema de Rodízio. A Unidade é dirigida por Thiago Vilalta.
Orientações especiais
Na semana passada, os 13 tratadores de animais do Zoológico de Piracicaba receberam orientações sanitárias de prevenção ao Coronavírus (Covid-19). 
Além de reforçar as práticas já usualmente adotadas - como o uso de água sanitária, a lavagem de mãos e antebraços com sabão/detergente, principalmente antes da manipulação de alimentos, e o uso de luvas descartáveis - as novas recomendações também incluem a utilização de máscaras, álcool em gel e não manter contato com os animais para evitar possíveis contágios.
Outra medida preventiva foi a introdução do Pedilúvio (higienização dos calçados), com bandejas de água sanitária em locais de transição do Zoo.