Últimas Notícias
PARALISAÇÃO PARCIAL
Detran: somente parte do efetivo atende ao público
Expediente se dá com 30% dos funcionários, acarretando atraso na triagem

Por José Ricardo Ferreira

Paralisação parcial. Movimento no final da tarde desta quinta-feira (12) era pequeno no Detran, localizado no bairro Jardim Califórnia

Crédito: Mateus Medeiros

Paralisação parcial. Movimento no final da tarde desta quinta-feira (12) era pequeno no Detran, localizado no bairro Jardim Califórnia

Sexta-feira, 13 de março de 2020
Funcionários terceirizados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) de Piracicaba aderiram a uma paralisação parcial, por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (12), por falta de pagamento do salário de fevereiro. São 24 funcionários responsáveis pela triagem dos serviços sobre veículos, habilitação e pontuação. A empresa terceirizada tem sede em Sorocaba (SP) e alega estar sem condições de realizar o pagamento, segundo informou, no início da noite desta quinta-feira, a presidente do Siemaco, o Sindicato que representa os funcionários na cidade, Renata Aguiar Souza.
“Estamos em contato com a empresa e a cobrando desde a semana passada”, disse Renata. “A empresa simplesmente disse que não sabe quando vai pagar”, acrescentou. Caso o pagamento não saia neste final de semana, o Sindicato pretende fazer um ato em frente ao Detran na segunda-feira, dia 16.
Um dos funcionários falou com a reportagem. Ele disse que o atendimento ocorre com 30% do efetivo, o que acarreta atraso na triagem. “Como é serviço essencial são 30% para o atendimento”, frisou. “Não há previsão de retorno à normalidade até que o salário não seja pago”, afirmou. Os funcionários se revezam no serviço e permanecem no interior do Departamento até o fim do expediente.
Ainda segundo o funcionário, é a primeira vez que há problema de quitação salarial, mas a terceirizada já atrasou no ano passado a segunda parcela do 13º salário. “E estamos sem reajustes desde 2017. É uma empresa que está nos dando dor de cabeça”, disse ele. Quem procurou o serviço, nesta quinta-feira, precisou ter paciência. Uma das pessoas ouvidas pela reportagem disse que ficou duas horas na fila. Uma outra precisou pegar senha para ser atendida apenas nesta sexta-feira (13). 
Servidores do Detran, de Bauru (SP), também passam pelo mesmo problema. A orientação do órgão é que se mantenha uma “força-tarefa” para atender ao público. O Departamento está em dia com o pagamento da empresa terceirizada, que já foi notificada pelo órgão, segundo informou o Sindicato, nesta quinta-feira.
Serviços
O Detran de Piracicaba está localizado no bairro Jardim Califórnia, à rua Jucelí Aparecida Sacaro, s/nº. Foi inaugurado em 2015, com capacidade para 22 mil atendimentos por mês. O local é amplo e com bancos para o público se sentar após pegar as senhas. Na época, o terreno para a construção do Departamento foi cedido pela Prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 horas às 18 horas e aos sábados, das 8 horas às 13 horas. 
O horário de atendimento no novo prédio será de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, e aos sábados, das 8 horas às 13 horas. Na Unidade, o público conta com a prestação de inúmeros serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de vistoria de identificação veicular e lacração.