PAULISTA DA SÉRIE A-2
Mais dois volantes
Treinador disse que precisa de reforços; se queixou de tantos jogos

Por José Ricardo Ferreira

Comemoração. Marcelinho vibra com o gol contra o Rio Claro: XV sobe na tabela

Crédito: Michel Lambstein/Divulgação

Comemoração. Marcelinho vibra com o gol contra o Rio Claro: XV sobe na tabela

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Com sérios problemas para escalar a equipe, o técnico do XV de Piracicaba Tarcísio Pugliese pede, urgentemente, a contratação de dois volantes. Com a lesão de Bruno Lima e com Fraga com cirurgia marcada, o treinador está improvisando nessa posição. Após a vitória sobre o Rio Claro, por 2 a 1, na noite da última quarta-feira (12), no Estádio 'Barão da Serra Negra', pela 6ª rodada do Paulistão da Série A-2, o técnico desabafou e afirmou que não dará para falar em briga pelo acesso se a atual situação persistir.
“A gente está com muito jogador fora. Está muito difícil para montar o time. Está bem complicado. Muitos jogadores jogando em posição improvisada, mas a gente consegue vencer e jogar bem e isso vai gerando uma confiança muito grande”, declarou o treinador. A semana começou para o XV com nove jogadores no Departamento Médico.
São desfalques diretos e indiretos, isto é, atletas que são titulares, bancos ou quem ainda nem pôde ser reserva deviso as lesões. A falta de jogadores preocupa muito, segundo disse ele. “Não há no banco e no campo nenhum volante. O Samuel Andrade é meia e está se adaptando e deve optar para jogar como volante daqui para frente”, afirmou o técnico.
O treinador disse, ainda, que a maratona de jogos do XV ainda deixa a situação mais grave pois o time não tem tempo para se recuperar do desgaste físico e nem treinar adequadamente. Ele classificou como “sub-humana” a maratona de jogos do XV. Nos últimos 22 dias, a equipe jogou sete vezes, incluindo a partida contra o Londrina (PR) pela Copa do Brasil, no dia 5 de fevereiro.
Durante a coletiva de imprensa pós-jogo, o treinador listou as principais ausências da equipe. Segundo ele, o volante Bruno Lima deve ficar entre três e quatro semanas fora do time se tratando de uma lesão na parte posterior da coxa. O outro volante, Fraga, passará por uma cirurgia no joelho (cartilagem) e não retorna nesse semestre.
O zagueiro Douglas Marques ainda fica pelo menos 30 dias fazendo fisioterapia devido a uma lesão no pé esquerdo. O atacante Erick Salles se recupera de uma Artroscopia feita no joelho no dia 16 de janeiro e está na transição. O atacante Raphael Macena, lesionado no tornozelo, deve fazer mais uma semana de tratamento. O lateral-esquerdo Wallace ainda faz tratamento de uma lesão no adutor da coxa.
O treinador não citou outros casos como os do lateral-esquerdo Rubens Carvalho (tratamento pós-cirurgia da reconstrução de ligamento cruzado anterior do joelho), do volante João Pedro (mesmo caso de Rubens Carvalho) e do volante Hiroshi (lesão na coxa). O técnico ainda disse que o zagueiro Diego Jussani saiu do jogo sentindo muito cansaço e que seu companheiro de defesa, Gilberto Alemão, sentiu dores também.
O treinador não tem dúvidas de que os desfalques vão influenciar também a sequência do time na Copa do Brasil que é um campeonato eliminatório. O time venceu o Londrina por 1 a 0 e se classificou para a segunda fase quando receberá o Juventude (RS) em jogo único no 'Barão' (caso termine empatado a partida vai para os pênaltis).
“O Juventude não se classificou na primeira fase do Gaúcho e o próximo jogo é contra o XV”, disse ele. A partida contra o time gaúcho deve ser no dia 26 de fevereiro, adiantou o técnico. O gestor de futebol Beto Souza disse, esta semana, que o XV ainda tem cinco vagas para preencher para a sequência do Paulistão da Série A-2. Tarcísio disse, por outro lado, que entende que a situação financeira do clube não é das melhores, mas se não contratar ficará difícil lutar pelo acesso.
O time se reapresentou na tarde desta quinta-feira (13), para os trabalhos de recuperação física. Nesta sexta-feira (14), o treino acontecerá também à tarde. O XV está na 9ª posição com oito pontos ganhos na A-2. O próximo jogo será neste domingo (16), às 10 horas, contra o Juventus, em São Paulo (SP).
Classificação
A liderança do Paulistão da Série A-2 está com o Monte Azul, com 14 pontos. Na sequência aparecem São Bernardo, Portuguesa Santista e Taubaté, com 11; e Juventus e Sertãozinho, com nove; abaixo do XV estão: Rio Claro e Atibaia, com sete pontos; São Bento e Red Bull, com seis; Penapolense, com cinco; Portuguesa, com quatro; e Votuporanguense, com dois. Apenas os finalistas garantem o acesso ao Paulistão da Série A-1 2021, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a A-3.