COM REGRAS
Parque é liberado para passeio de pets
Os donos devem respeitar regras de convivência

Por Da Redação

Liberado. Mariana Pizzol passeia com Laika no Parque da Rua do Porto, um dos pontos turísticos da cidade

Crédito: Adriano Rizzo

Liberado. Mariana Pizzol passeia com Laika no Parque da Rua do Porto, um dos pontos turísticos da cidade

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Após 90 dias de um projeto-piloto, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) permitirá que pets passeiem pelo Parque da Rua do Porto. A decisão foi tomada pelo secretário José Otávio Machado Menten, após reunião com técnicos de quatro outras secretarias da Prefeitura, quando puderam discutir sobre a pesquisa que demonstrou o apoio da população. O secretário Menten explicou que, em um primeiro momento, a intenção da Sedema foi atender aos anseios da população.
Após esse período, a Secretaria comprovou, com números, que a liberação teve o apoio dos usuários. Em consultas da Sedema, seja pelo SIP 156, via WhatsApp e por manifestações espontâneas dos usuários, 730 pessoas foram ouvidas. Do total, 657 aprovaram a liberação e 73 foram contrárias. Independentemente do resultado positivo da aprovação, a Sedema analisou as opiniões contrárias.
Por isso, tomou também a decisão de reforçar a Campanha com folhetos e banners em todo Parque, alertando os donos dos pets das regras de convivência, principalmente a questão do recolhimento das fezes, uso permanente de guia e coleira e focinheira nos animais de grande porte etc.
Opinião
Os usuários do Parque poderão continuar dando opinião a respeito dos pets pelo telefone SIP 156. “Por se tratar de um espaço público, as pessoas têm o direito de opinar sobre o convívio no mesmo espaço. Queremos continuar sendo transparentes e precisamos da opinião de todos”, afirmou Menten.
O Parque
Considerado um dos pontos turísticos de Piracicaba, localizado ao longo da avenida Alidor Pecorari, o Parque da Rua do Porto “João Hermann Neto” possui mais de 200 mil metros quadrados, muito verde, pista para caminhadas e corridas, Lago para a Atividade de Canoagem e Lazer com Pedalinho, Playground e Teatro de Arena. É ponto de encontro da população, visitantes e turistas, principalmente pela proximidade com os bares e restaurantes da Rua do Porto. Fica aberto diariamente, das 6 horas às 22 horas.