CURSO DE LITERATURA
Programação no Sesc discutirá gênios italianos
As obras de Dante Alighieri e Da Vinci serão analisadas

Por Da Redação

Escritor morto em 2016. Um dos pontos em discussão é Umberto Eco e a superação das verdades absolutas e das fés cegas

Crédito: Wikimedia Commons

Escritor morto em 2016. Um dos pontos em discussão é Umberto Eco e a superação das verdades absolutas e das fés cegas

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
O Sesc Piracicaba promoverá, nesta quinta-feira (13), e nos dias 21 e 27 de fevereiro, o Curso 'Gênios Italianos pela Literatura: De Dante a Leonardo', de Galileu a Umberto Eco. A atividade faz parte do Projeto 'Encontros com a Literatura', que tem como objetivo trazer discussões e reflexões sobre o universo da Literatura e também estimular a prática da leitura. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo site: www.sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento. 
O Curso, que acontecerá das 19h30 às 21h30, será ministrado pelo professor Sérgio Mauro, aposentado de Língua e Literatura Italiana da Unesp, campus de Araraquara (SP), com experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Possui mestrado em Letras, Doutorado em Literatura Brasileira e Pós-Doutorado em Linguística, Letras e Artes.
Os encontros serão divididos em três módulos. No primeiro, nesta quinta-feira, serão debatidos os seguintes tópicos: 'Contradições e Traumas Comuns a Grandes Gênios Italianos (Do Século XIV aos Nossos Dias); 'A Necessidade de Conciliar a Fé Cristã' e a 'Admiração Pela Cultura Clássica Pagã: Dante e Petrarca'; a 'Transgressão', do humanista Boccaccio: 'Erotismo e Anticlericalismo no Decameron'; e 'A Ausência de Uma Nação Italiana Unida e a Repercussão na Poesia de Dante e de Petrarca'.
No segundo tópico, no dia 21, destaques para Leonardo da Vinci; o cristão Galileu Galilei que ousou desafiar a Igreja Católica; Galileu e a Descoberta do Mundo Macroscópico; Francesco Redi e a Descoberta do Mundo Microscópico; e Alessandro Volta na poesia de Vincenzo Monti.
No dia 27, 'Leopardi: A Consciência Elevada ao Máximo'; 'Manzoni e a Inserção do Pobre na Literatura Oficial'; 'Pirandello e a Descoberta das Múltiplas Verdades'; Italo Calvino Entre a Fábula e o Engajamento Político'; e Umberto Eco e a Superação das Verdades Absolutas e Das Fés Cegas'.
Serviço
'Gênios Italianos pela Literatura: De Dante a Leonardo, de Galileu a Umberto Eco', com o professor-doutor Sérgio Mauro, da Unesp, campus Araraquara (SP)
Quando - De 13 a 27 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 22 horas
Onde - Na Sala do Curumim, localizada no Sesc Piracicaba, à rua Ipiranga, 155
Entrada - Grátis
Inscrições - www.sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.