CURSINHO MUNICIPAL
Quarenta e três estudantes foram aprovados
Houve candidatos que passaram em mais de um curso

Por Da Redação

Gratuito. Oferecido desde 2005, o Cursinho Municipal atende a alunos da Rede Pública de Ensino

Crédito: Divulgação

Gratuito. Oferecido desde 2005, o Cursinho Municipal atende a alunos da Rede Pública de Ensino

Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
O Cursinho Municipal Pré-Vestibular Gratuito, oferecido pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, aprovou 43 estudantes em 51 cursos de universidades públicas e particulares. Seis candidatos foram aprovados em mais de um curso. Metade das aprovações ocorreu na USP, na Unesp e na Unicamp. Nesta semana passada, o prefeito Barjas Negri (PSDB), a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, e o dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros, receberam, no gabinete do chefe do Executivo, alguns dos aprovados e seus familiares.
O Cursinho Municipal é oferecido desde 2005 e atende a alunos da Rede Pública de Ensino ou que tenham estudado em escola particular com Bolsa de 100%. Milhares de estudantes já foram beneficiados. O estudante Roger Henrique Carvalho Farias foi aprovado em Biomedicina na Unesp de Botucatu e na USP, em São Paulo, além de ter sido aprovado em Farmácia na Unicamp. Egresso de escola pública, ele considerou que o Cursinho foi fundamental para as suas aprovações.
“Vim de escola pública, tendo estudado a maior parte do Ensino Médio no período noturno onde, por várias razões, tivemos o Ensino limitado, o que dificulta a obtenção de boas notas no vestibular. E é aí que entra o Cursinho, pois ele foi essencial para mim e acredito que para os outros alunos também, já que conta com uma equipe muito qualificada e dedicada, que me ajudou muito a reforçar meus conhecimentos nas áreas que já dominava e aprender muita coisa que nunca tinha visto”, disse.
“Esse é o objetivo do Cursinho. Dar aos estudantes de escolas públicas condições de disputar vagas no Ensino Superior, principalmente nas universidades públicas. Neste ano, tivemos um grande número de aprovados, o que significa que estamos no caminho certo. Nós parabenizamos os estudantes e seus familiares pela dedicação e parabenizamos também os professores, que são fundamentais para o sucesso dos estudantes”, disse a secretária Angela.
Mãe de uma estudante aprovada em Dança, na Unicamp, Adriana Cristina Correia, lembrou que outros dois filhos dela também foram beneficiados pelo Cursinho. “Meus três filhos passaram pelo Cursinho e foram aprovados na faculdade. Foi muito bom para todos eles”, disse.
Outro estudante também destacou a importância do Cursinho. “Consegui 100% de Bolsa na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) graças ao Cursinho e é muito gratificante. Vou fazer Engenharia da Computação”, afirmou o estudante Daniel José Galvão.
Além das universidades públicas paulistas, houve aprovações na Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Faculdade Anhembi Morumbi de Piracicaba, no curso de Biomedicina, Unimep, EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), Instituto Federal de São Paulo, Fatec, entre outras.
Nova turma
No dia 2 de março, o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, o dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros, e equipe docente, participarão da aula inaugural na Escola Estadual 'Professor Elias de Mello Ayres', onde o Cursinho é oferecido de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30.
A entrega do material didático aos alunos é feita por módulos. O investimento da Prefeitura de Piracicaba na aquisição do Sistema Pedagógico foi de R$ 96 mil para o fornecimento dos materiais aos alunos, manuais de orientação dos professores e todo material complementar.