ALERTA TECNOLÓGICO
Semuttran usa Painel de Mensagens Variáveis
Akira ressaltou que o equipamento é mais disponível à segurança

Por Adriana Ferezim

Informações. Painel transmite mensagens de alerta aos motoristas

Crédito: Adriano Rizzo

Informações. Painel transmite mensagens de alerta aos motoristas

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Um novo tipo de sinalização de alerta aos condutores de veículos está sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran): o Painel de Mensagens Variáveis (PMV). Trata-se de um informativo eletrônico fixado a cavaletes móveis que transmite informações e alertas para os motoristas nos pontos de maior fluxo de veículos ou perto de intervenções que precisem ser passadas aos condutores, como a realização de obras na pista. Nesta terça-feira (18), a presença desse painel na rotatória da avenida Piracicamirim com a avenida Professor Alberto Vollet Sachs, causou estranheza a alguns motoristas.
Um deles, que preferiu não se identificar, relatou que achou desnecessária a colocação do aviso naquele local. “Acho que ao invés de informar, o equipamento acaba tirando a nossa atenção do trânsito”, comentou. O objetivo do aparelho é mesmo chamar a atenção dos motoristas, mas não de uma forma a retirar os cuidados dos condutores na direção e com risco de causar acidentes, conforme o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.
“Já usamos o PMV na volta às aulas, em algumas Regiões, para alertar os motoristas e dar mais segurança aos estudantes, nos horários de entrada e saída de algumas escolas. Agora vamos usar no Carnaval, principalmente com o alerta sobre o risco do uso de álcool e a direção”, disse.
Akira ressaltou que o equipamento é mais um recurso disponível para aumentar a Segurança no Trânsito e também de Educação. “O uso desse painel é mais comum em rodovias, mas são fixos. Esse que passamos a utilizar pode ser transportado para qualquer local e ele será instalado em todas as Regiões, principalmente as de maior fluxo de veículos”, esclareceu. As mensagens no painel são programadas e podem ser modificadas a cada local e dos objetivos do projeto de Educação Para o Trânsito.
Mensagens
Durante o Carnaval, a principal mensagem do equipamento será o de alertar os motoristas sobre o risco do uso de álcool e outras drogas e depois dirigir. “Também podemos informar sobre a velocidade permitida ou a necessidade de redução, realização de obras, ocorrências de acidentes e necessidade de atenção ou de desvio, alerta sobre o uso de celular ao dirigir. São muitas as possibilidades” comentou.
É um novo recurso tecnológico que a Semuttran decidiu utilizar para aumentar a conscientização dos motoristas e reduzir os acidentes no trânsito. “Em 2019, tivemos uma queda de 50% dos óbitos no trânsito e queremos continuar reduzindo e as ações são contínuas”, disse Akira. O PMV é usado durante o dia e noite. Ele é recolhido durante a madrugada. O valor do custo do equipamento não foi informado.