AVENIDA LIMEIRA
Leitura de Placas: câmeras começam a ser instaladas
A previsão de conclusão da instalação é até o dia 15 de fevereiro

Por Da Redação

Os pontos de instalação das Câmeras

Crédito: Fábio Soldera Grecchi

Os pontos de instalação das Câmeras

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
Terá início, na tarde desta quarta-feira (15), a instalação das Câmeras para Leitura Automática de Placas (LAP), equipamentos que serão utilizados exclusivamente para a detecção de veículos furtados e outras ocorrências e não para autuações. O investimento é de R$ 768.873,60. O primeiro ponto a ter a Câmera é a avenida Limeira, em frente ao Shopping Piracicaba. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), assim que a câmera é instalada, já começa a funcionar.
As LAPs, que têm a Tecnologia OCR (Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres), estarão em 40 faixas de rolamento, em 19 cruzamentos da cidade. A previsão de conclusão da instalação é até 15 de fevereiro.
“Os locais foram estrategicamente escolhidos pela Guarda Civil e Polícia Militar”, explicou Akira. Com a ajuda desses equipamentos, veículos que tenham sido furtados e têm ocorrências registradas serão automaticamente reconhecidos quando passarem por um desses locais.
Assim que um veículo furtado passar por algum desses locais, mensagens serão enviadas em tempo real para o Copom da Polícia Militar e para o Sistema Detecta da Guarda Civil. Lembrando que os radares de velocidade também identificam veículos com registro de furto.
“O apoio da Semuttran tem por finalidade auxiliar a Polícia Militar e a Guarda na diminuição de furtos na cidade e, principalmente, na redução de acidentes, já que veículos furtados em circulação têm, geralmente, maior probabilidade de causar acidentes”, explicou Akira.
Tecnologia e segurança
A Administração Barjas Negri (PSDB) tem investido constantemente em novas tecnologias para garantir a Segurança no Trânsito. No início de dezembro do ano passado, foi inaugurada a obra de revitalização da Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), instalada no 2º andar do prédio do Centro Cívico.
O espaço passou por reforma, troca/aquisição de mobiliário e de novos equipamentos. O investimento foi de R$ 480.232,80. Além disso, a CIMM passou a contar com 15 câmeras, que fazem o monitoramento do Trânsito e auxiliam as Forças Policiais – Guarda Civil e Polícia Militar – em ações de Segurança.