COPA DO BRASIL
Forças do Interior
XV, Bragantino. Novorizontino, Ferroviária e Ponte estarão no torneio

Por José Ricardo Ferreira

No plantel. O atacante Macena, artilheiro da Copa Paulista, permanecerá no XV

Crédito: Adriano Rizzo

No plantel. O atacante Macena, artilheiro da Copa Paulista, permanecerá no XV

Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
O Futebol Paulista terá 11 times na Copa do Brasil, cinco deles do Interior do Estado. Além do XV de Piracicaba, na 'Ala Caipira' do torneio, também estão a Ponte Preta, o Novorizontino, a Ferroviária (Araraquara (SP) e o Bragantino. O Oeste, que também estará na competição nacional, fica em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. O Santo André é da Grande São Paulo. Além destes, sete estarão na disputa, só que nas oitavas de final. São os grandes Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians.
O Bragantino, campeão da Série B, também entrará nas oitavas. O Red Bull Brasil, campeão do Troféu do Interior e quinto colocado do Paulistão, não participará, pois os dois clubes pertencem ao mesmo grupo econômico. O XV voltará à Copa do Brasil porque foi vice-campeão da Copa Paulista.
O Santo André entrou já que foi o campeão da Série A-2. Novorizontino e Ferroviária, 6º e 7º colocados do Paulistão, respectivamente, têm direito à vaga. Por fim, 38º colocado do Ranking Nacional de Clubes da CBF, o Oeste conquistou uma das vagas para a disputa.
Em relação aos grandes, vice-campeão, 3º e 6º colocados do Campeonato Brasileiro, Santos, Palmeiras e São Paulo, respectivamente, estão garantidos na Fase de Grupos da Libertadores da América e, por isso, entram na fase aguda. O Corinthians, 8º no Brasileiro, vai disputar a fase preliminar da Libertadores e entrará nas oitavas da Copa do Brasil.
O sorteio dos confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil acontecerá nesta quinta-feira (12), às 14 horas, na CBF. O torneio começará no dia 5 de fevereiro e a decisão será no dia 16 de setembro.
Potes
O XV já tem uma ideia de quem poderá enfrentar na primeira rodada. Nesta terça-feira (9), a CBF divulgou os “Potes” do sorteio da Copa do Brasil. O Alvinegro está no Pote G com o Galvez (AC), Bangu (RJ) , Independente (PA), Vitória (ES), Operário (MT), Bahia de Feira (BA), Santo André, Gama (DF) e Águia Negra (MS).
Os times desse Grupo enfrentarão, nessa primeira fase, as equipes do Pote C: CSA (AL), Sampaio Corrêa-(MA), Londrina (PR), Criciúma (SC), CRB (AL), Oeste, Vila Nova (GO), Brasil (RS), Santa Cruz (PE) e Luverdense (MT). É provável que o XV receba uma dessas equipes em casa e precisará vencer, pois está abaixo desses adversários no ranking, se quiser continuar no torneio.
O elenco continuará treinando fisicamente, nesta semana. Em termos de contratação, somente o atacante Caio Mancha chegou recentemente como reforço. O atacante Luizinho e o lateral Peri ainda não renovaram com o clube e é improvável que fiquem para 2020, quando o XV disputará a Série A-2, Copa do Brasil e Copa Paulista. (Com FPF)