NATAL E FINAL DE ANO
hora de planejar a Ceia
O ideal que as pessoas encomendem os pratos o quanto antes

Por Adriana Ferezim

As festas de fim de ano se aproximam e quem quer evitar a cozinha j deve encomendar a sua Ceia

Crdito: iStock

As festas de fim de ano se aproximam e quem quer evitar a cozinha j deve encomendar a sua Ceia

Terça-feira, 3 de dezembro de 2019
Já começou a temporada de encomendas de pratos ou de Ceias completas para as festas de fim de ano em restaurantes, rotisseries, supermercados, padarias e de cozinheiros autônomos. Há opções para todos os bolsos, de uma carne assada até refeições gourmets e completas, com sobremesa. A compra dos alimentos prontos, preparados de forma artesanal, é a mais procurada.
"Para evitar a correria na cozinha na Véspera do Natal, muitas famílias preferem encomendar, mas fazem questão de que o preparo seja feito no dia e de forma artesanal. Querem lembrar o sabor dos pratos da Ceia preparados pelos avós e é isso que procuramos atender", disse Rosana Corder, sócia-proprietária de um restaurante localizado no bairro São Dimas.
Ela informou que sempre preparou pratos, principalmente assados para o Natal e Ano-Novo e que desde 2010, conforme o pedido dos clientes, começou a oferecer Ceias completas para duas, até 10 pessoas ou mais.
"Temos opções com peru, chester, tender, peito de peru, lombo, filé mignon, salmão e bacalhau. Arroz, antepasto de berinjela, salpicão de frango, massa e salada. Disponibilizamos quatro sugestões, mas o cliente pode montar a sua Ceia de acordo com a sua preferência", afirmou.
Rosana ressaltou que costumava ter a bacalhoada apenas para a Ceia do Ano-Novo. "Por conta da tradição, as pessoas não comem ave no Réveillon. Mas, há três anos, aumentou a procura por esse prato também no Natal, por conta das pessoas que não comem carne, apenas pescados", disse. Segundo ela, o ideal é que as pessoas encomendem os pratos ou a Ceia o quanto antes.
"Uma dica é escolher locais conhecidos, pessoas que farão os pratos adequadamente, na véspera. Também evitar pagar antes. Já tive casos de cancelamentos de pedido na véspera, porém isso ocorreu com clientes que tiveram motivos de força maior. Mas não perco o que foi comprado, sempre tem alguém que surge de última hora. O problema é que, nesse caso, a pessoa tem de levar o que tem, não necessariamente o que mais gosta", explicou.
Famílias antecipam Ceia
Neste ano, Rosana entregará uma Ceia completa no próximo dia 7 e outra no dia 12. "Uma família têm filhos ou netos que residem fora do Brasil, a outra reunirá todos os seis irmãos, junto com os filhos e netos. Para que possam contar com a união de todos, precisam celebrar antes", comentou.