O MULTICAMPEÃO
Democrata coleciona títulos no futebol de Rio das Pedras
São pelo menos sete títulos em diversos torneios

Por Felipe Rodrigues

Festa do título. Último campeonato foi conquistado nos pênaltis, após empate em 1 a 1

Crédito: Divulgação

Festa do título. Último campeonato foi conquistado nos pênaltis, após empate em 1 a 1

Terça-feira, 3 de dezembro de 2019 
Atual campeão do Campeonato Amador de Rio das Pedras (SP), o Democrata é mais um desses exemplos de amor ao futebol espalhados por tantas cidades. O clube foi fundado em 1990 e, segundo o presidente Jeferson Moraes, é o único da década de 1990 ainda em atividade no município. O 'Demô', como é conhecido por seus torcedores, disse ele, possui a maior torcida da cidade - torcedores que levam faixas e bandeiras para apoiarem o clube. Nesses quase 30 anos, o Democrata nunca foi rebaixado.
O clube teve início com um grupo de amigos de baixa renda que gostavam de jogar futebol e, na época, a cidade só tinha os times tradicionais, considerados de alta renda. Por isso do nome Democrata, porque ali poderia jogar quem tivesse vontade - a única exigência seria ser ‘bom de bola’. O presidente contou que o clube hoje em dia é o maior campeão da cidade, com sete títulos de campeão amador de Rio das Pedras, o último deles conquistado neste ano.
"Para se ter uma ideia, os que vêm atrás têm três conquistas cada". Na história, o clube tem um campeonato regional invicto; um Veteranos (na primeira vez que disputou); um Torneio dos Trabalhadores; e um título da segunda divisão com o segundo time. Ao todo, são mais de 30 conquistas.
Desafios
Segundo o presidente, "o time luta muito para sobreviver e, graças a Deus, seus patrocinadores ajudam a manter as atividades da equipe". A diretoria vende pizzas, faz Torneios de Truco, entre outros eventos de pequeno alcance, para poder arrecadar verba e ajudar a manter a equipe em atividade. As maiores dificuldades, disse ele, são a falta de apoio para alçar maiores voos como, por exemplo, se filiar à Liga Piracicabana. "É um sonho e também a próxima meta a ser alcançada".
Moraes apontou que o clube vem melhorando muito sua organização interna e criou uma diretoria que se reúne e toma as decisões quanto ao futuro do clube. "Coisas como suporte com remédios e hidratação durante os jogos o clube tem conseguido dar um bom apoio aos atletas".
Campeão em 2019
O Democrata foi o campeão do Amador deste ano, em final disputada no dia 3 de novembro contra o Rio-Pedrense, no Estádio Municipal 'Massud Coury'. "Abrimos o placar e eles empataram ainda no primeiro tempo", lembrou o presidente Jeferson Moraes. "O resultado persistiu no segundo tempo e fomos para os pênaltis".
A vitória nas penalidades foi por 4 a 2. "Nosso goleiro pegou um pênalti e (outro) eles chutaram para fora". A final foi um jogo bastante movimentado, com direito a até gol anulado do Democrata. Com essa conquista, o Democrata chegou ao hepta - os outros títulos vieram nos anos de 1992, 1997, 2011, 2012, 2013 e 2017.
Sem grande destaque na Região
Para Jeferson Moraes, o futebol de Rio das Pedras vem melhorando aos poucos. “Temos hoje algumas equipes que competem em bom nível, porém, no passado eram muito mais times. Quase acabou o futebol da cidade e, atualmente, aos poucos, elas vem ganhando força. Já no cenário da Região, o futebol de Rio das Pedras tem muitos atletas jogando nas equipes de ponta, porém, as equipes em si não conseguem se destacar nesse cenário por falta de apoio”, assinalou.
“O maior exemplo disso é ter um alto número de atletas da cidade nos clube de Piracicaba, por exemplo, e não ter uma equipe sequer de Rio das Pedras disputando a liga deles. Até Saltinho (SP), que é menor que Rio das Pedras em população, tem uma das maiores e tradicionais equipes da Região, que conta também sempre com muitos atletas de Rio das Pedras”, completou.
Para ele, “o Democrata está no topo em Rio das Pedras, porém, isso no cenário regional tem pouca influência, porque a equipe, até o momento, não conseguiu alçar o voo sonhado de participar da Liga” - embora esteja perto de concretizar esse objetivo.