SANTA CASA SAÚDE
Alerta sobre diabetes: equipe promoverá Mutirão
Atividades oferecidas permitirão avaliar o perfil de saúde das pessoas

Por Da Redação

Santa Casa Saúde. Equipe multiprofissional já está pronta para o Mutirão do Diabetes que acontecerá neste sábado

Crédito: Divulgação

Santa Casa Saúde. Equipe multiprofissional já está pronta para o Mutirão do Diabetes que acontecerá neste sábado

Sexta-feira, 8 de novembro de 2019
Aulas de Lian Gong e Zumba, testes de glicemia, orientação nutricional e Cálculo do IMC, Oficina de Insulinoterapia, avaliação oftalmológica, avaliação e orientação de cuidados com os pés, Oficina de Equilíbrio e Marcha, e sorteio de brindes. Com essas ações, o Santa Casa Saúde promoverá mais uma edição do 'Mutirão do Diabetes', direcionada gratuitamente a seus beneficiários. A mobilização está marcada para este sábado (9), das 7h30 ao meio-dia, na sede do Saúde Inteligente, localizada à rua Silva Jardim, 1700, com a presença da equipe multiprofissional do Plano, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.
"A proposta é trabalhar a conscientização e a prevenção do diabetes, doença que cresceu 62% nos últimos 10 anos, acometendo mais de 10% dos brasileiros", disse a enfermeira Roberta Libardi, uma das organizadoras da ação. Segundo Roberta, mais de 14 milhões de brasileiros são portadores da doença, porém 50% deles nem imaginam que são diabéticos.
A enfermeira revelou que as atividades oferecidas permitirão avaliar o perfil de saúde dos participantes, os riscos para as complicações do diabetes ou as complicações já instaladas. "De acordo as alterações identificadas, direcionaremos os portadores de diabetes para tratamento e acompanhamento a fim de evitar mais danos à saúde do paciente como uma retinopatia diabética, neuropatia diabética, alteração auditiva, aumento do peso, amputações, infartos e derrames", revelou.
Segundo Roberta, o desafio é educar, apoiar e transformar. Ela lembrou que o aumento da doença deve-se à obesidade, ao sedentarismo e à alimentação inadequada. "Focamos sobretudo na saúde preventiva e, por isso, promovemos várias ações para estimular a adoção de estilo de vida saudável e proporcionar tratamento adequado, evitando complicações e danos irreversíveis à saúde", disse a enfermeira.
Portadores de diabetes contam o apoio do GADH (Grupo de Apoio aos Diabéticos e Hipertensos), do Saúde Inteligente, que mantém equipe multiprofissional especializada para questões relacionadas ao autocuidado, acompanhamento médico, nutricional, Oficinas de Insulinoterapia, atividade física, entre outras ações e serviços.
Segundo a coordenadora de Enfermagem do Saúde Inteligente, Terezinha Carvalho outro fator importante na assistência ao diabético é que o Santa Casa Saúde conta com especialistas atuantes no Ambulatório Médico de Especialidades, o que permite suporte para o desenvolvimento da equipe multiprofissional e consequente segurança no tratamento dos pacientes.
Pessoas com diabetes que forem avaliadas durante o Mutirão terão como referência os profissionais do Saúde Inteligente, profissionais parceiros em Podologia e demais profissionais da Rede Credenciada, além dos especialistas do Ambulatório para darem seguimento ao tratamento com a garantia de agilidade nos agendamentos das consultas e um atendimento diferenciado.
"Direcionamos um olhar holístico ao paciente, proporcionando um acompanhamento especializado para que ele retome a autoestima e possa conviver em sociedade com saúde e qualidade de vida", disse a enfermeira.