MÃOS DOS ALUNOS
A nova pintura do muro da Escola 'Dr. Prudente'
No momento da inauguração, com a retirada dos plásticos, houve emoção

Por Adriana Ferezim

'MuroArte'. Alunos, pais, professores e comunidade fizeram de forma colaborativa os desenhos

Crédito: Christiano Diehl Neto

'MuroArte'. Alunos, pais, professores e comunidade fizeram de forma colaborativa os desenhos

Sexta-feira, 11 de outubro de 2019
Os desenhos artísticos que passaram a decorar o “MuroArte” do lado direito da Escola Estadual 'Dr. Prudente', localizada na Travessa Alemanha, no bairro Cidade Jardim, retratam a mão do artista dando início aos elementos que representam a cidade, como a Piracema, o Rio Piracicaba, o Engenho Central e as matas ciliares. Eles foram produzidos com cerca de 600 digitais diferentes, sendo que 350 são das mãos dos estudantes da Escola, que oferece Ensino Integral do 6º ao 9º ano, do Fundamental. As demais são as palmas e dedos de professores, pais dos alunos e da comunidade. A faixa etária dos participantes é de um a 90 anos.
No momento da inauguração, com a retirada dos plásticos, houve muita emoção. Os estudantes se abraçaram, aplaudiram e muitos procuraram as suas marcas no muro que, segundo eles, “ficará para sempre na história da Escola”. A estudante Laura Fischer Camolez, 14 anos de idade, estava com a mãe e a irmã, Clara, nove anos de idade, mostrando onde estavam as suas mãos pintadas.
“Eu gosto de pintura e quando falaram do Projeto, principalmente porque ia ser feito com todos juntos, uma coisa bonita e que vai ficar para sempre, eu gostei muito. Também foi divertido. Depois da pintura, a gente brincou com as mãos marcadas pela tinta”, revelou ela, que está no 9º ano.
Para os alunos Nathaly Oliveira Bento, 13 anos de idade, Julia Vitória Teodoro, 13 anos de idade, Pedro Benitez, 13 anos de idade, Vitória Fernanda, 13 anos de idade, e Laura Camili Rocha, 13 anos de idade, a experiência foi incrível. “Ficamos fora da Escola, aprendemos, a nossa marca vai ficar mesmo após a gente sair da Escola e foi muito legal por as mãos na tinta e na parede”, disseram eles que estão no 7º ano.
Para o aluno Ygor Patrick Lizzato, 13 anos de idade, foi uma surpresa o projeto. “Não esperava que nossa Escola fosse ter essa experiência. É uma escola bem interativa, mas fazer essa Arte foi diferente. Foi legal”, disse. A mãe da aluna Juliana Queiroz Lucas, 14 anos de idade, Adriana Lucas, 45 anos de idade, relatou que foi sua filha que a informou do Projeto.
“Ela ficou muito empolgada e eu apoiei. A Escola sempre faz projetos que envolvem os pais e a gente estava curioso para ver, porque assim que eles pintavam, já cobriam o muro”, comentou. O Projeto recebeu apoio da Diretoria Regional de Ensino. “Essa é uma parceria importante entre a iniciativa privada e o poder público e totalmente inovadora. E a inovação fará parte do futuro desses alunos”, disse Fabio Negreiros, dirigente regional de Ensino.
A diretora da Escola, Christina Aparecida Negro Silva, afirmou que foi uma surpresa a proposta do Projeto Colaborativo e o resultado ficou excelente para todos. A 'Artexperiência' é uma inciativa da Agência 'Neurônio Adicional (NA)' e do artista Camilo Riani e teve apoio de empresas.
“O muro precisou ter a estrutura recuperada. A ideia surgiu há um ano, mas a realização começou em agosto”, disse Mateus Piffer Júnior, da NA. Riani usou a técnica Cartongrafia Coletiva. “São micro imagens que formam uma imagem com volumes e texturas diferentes. Nesse Projeto tem as mãos de todos e cada uma é única”, disse.