JORNADA PEDAGÓGICA
Secretaria Municipal realizará megaevento educacional
O foco, segundo Aline Ambrosano, é dar mais qualidade ao Ensino

Por José Ricardo Ferreira

Conhecimentos. A coordenadora da Jornada, Aline Ambrosano, nesta terça-feira (8), na Gazeta

Crédito: Christiano Diehl Neto

Conhecimentos. A coordenadora da Jornada, Aline Ambrosano, nesta terça-feira (8), na Gazeta

Quarta-feira, 9 de outubro de 2019
A 12ª Jornada Pedagógica acontecerá de 14 a 18 de outubro, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação 'Professor Hamilton Fernando Torrezan', em Piracicaba. O evento, rico em palestras e troca de experiências, já conta com 2.252 professores da Rede Municipal inscritos, segundo informou, nesta terça-feira (8), a coordenadora da jornada, professora Aline Ambrosano. A programação nos cinco dias de evento é importante para o corpo docente, de acordo com Aline.
As palestras serão as seguintes: 'Educar pela Pesquisa e Autoria', ministrada por Pedro Demo); 'Por que Explorar Estratégias de Cálculo Mental em Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?' (Ivan Cruz Rodrigues); 'A Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a BNCC - professores que lecionam para turmas de 3º, 4º e 5º anos (Ivan Cruz Rodrigues); 'Os Transtornos de Desenvolvimento e sua Relação com a Aprendizagem' (Antonio Moreira Lima Júnior); 'Currículo, Educação Pedagógica e o Cotidiano' (Maria Carmem Silveira Barbosa); 'O Brincar e o Desenvolvimento Integral da Criança' (Vitor Antonio Cerignoni Coelho).
Ainda haverá o Prêmio 'Educador do Ano 2019', no dia 18, às 19 horas. Aline explicou que a Jornada é um momento muito aguardado, pois contribui para a formação profissional. Ela lembrou que inúmeros palestrantes compartilharão conhecimentos com o público. Dentre as palestras, ela citou a do professor-doutor Pedro Demo, que abordará a importância da pesquisa nas atividades educacionais.
"Serão sete palestras no total e no dia 17 os professores de nossa Rede poderão compartilhar os Projetos e trabalhos que eles desenvolveram durante o ano na Rede Municipal", disse ela. Aline disse que, ao todo, são 2,7 mil professores na Rede que atuam na Educação Infantil (para crianças de até cinco anos de idade) e Ensino Fundamental (1º ao 5º anos - seis anos de idade aos 11 anos de idade).
Ao todo, são 36.313 alunos, 89 Escolas de Educação Infantil e 46 de Ensino Fundamental. Aline disse, ainda, que o foco desses eventos é dar mais qualidade ao Ensino. Os professores receberão certificado de participação e a Rede funcionará, normalmente, na semana de Seminário. A participação do docente será no horário que não estará em sala de aula. Na abertura no dia 14, por exemplo, a palestra começará às 19 horas.
O evento tem a chancela da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse ano a novidade é a pré-jornada que começou na segunda-feira e se estenderá até esta sexta-feira (11), com inúmeras palestras e Oficinas. O site da Secretaria é: www.educacao.piracicaba.sp.gov.br.