DE QUINTA AO DIA 31
'Ilumina': atendimento na Estação da Paulista
O objetivo é promover o rastreamento ativo organizado

Por Da Redação

A médica Adriana Brasil

Crédito: Orlando Avanzzi

A médica Adriana Brasil

Quarta-feira, 9 de outubro de 2019
No mês nacional de combate ao câncer de mama, a Unidade Móvel da Fundação 'Ilumina' fará atendimento gratuito na Estação da Paulista, desta quinta-feira (10) ao dia 31 de outubro. O objetivo é promover o rastreamento ativo organizado, ou seja, buscar pacientes antes mesmo que eles apresentem sintomas do câncer. A Unidade Móvel da Fundação 'Ilumina' oferecerá também detecção de câncer de boca e de pele.
“Nosso modelo de rastreamento ativo organizado visa buscar pacientes que ainda nem apresentam sintomas a fim de promover o diagnóstico precoce e de minimizar os impactos do diagnóstico tardio não só do câncer de mama, mas também os de boca e de pele”, explicou a médica Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço e presidente do Conselho Administrativo da Fundação.
Para a realização de Mamografia, é preciso ter idade entre 40 e 69 anos e deve ter feito a última há mais de um ano. Já o exame de câncer de boca é destinado às pessoas com mais de 40 anos de idade, em especial fumante ou que costuma fazer uso de bebida alcoólica.
O procedimento é realizado em cerca de 10 minutos e é a melhor forma para a descoberta da doença em fase inicial. Nessa etapa, o câncer ainda não apresenta sintomas e, por isso, 80% dos casos só é descoberto em estágio avançado. Esse diagnóstico ocorrerá às terças, quartas e quintas-feiras, entre às 7 horas e às 11 horas.
O exame de câncer de pele é indicado a pacientes com alterações na pele como manchas com mudança de cor ao passar do tempo; lesões com bordas irregulares; lesões com saída de secreção; e histórico de lesões anteriores.
Serviço
Unidade Móvel da Fundação 'Ilumina'
Atendimento - Gratuito
Quando - Entre os dias 10 e 31 de outubro
Horário de atendimento - De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas; e aos sábados: das 7h30 ao meio-dia. É preciso apresentar documentos de identificação (RG e CPF) e o Cartão SUS.