A TECNOLOGIA
Avance Hub: um ano de conexo com o mundo
Setor atua em diversas reas, apostando em novos empreendedores

Por Luciana Corra/Ozonio/Divulgao

O diretor de Inovao Klever Jos Coral, aposta em novas tecnologias para o futuro do Agro

Crdito: Del Rodrigues

O diretor de Inovao Klever Jos Coral, aposta em novas tecnologias para o futuro do Agro

Quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Lançado no dia 12 de setembro do ano passado, o Avance – Hub de Inovação da Coplacana (Cooperativa dos Fornecedores de Cana do Estado de São Paulo) – completará o seu primeiro ano buscando trazer novas tecnologias e eficiência dos setores de Agronegócios, Telecomunicações, Saúde, Mineração e Ventures. Com sede no AgTech Garage, em Piracicaba, a evolução do Hub é notada pelas grandes possibilidades que trouxe tanto para os novos empreendedores, quanto para os cooperados. Estes buscam cada vez mais por soluções aplicáveis na rotina do campo.
Investimentos em startups como a '@Tech', do setor da Pecuária e da Syndeton da área de Inteligência Artificial são algumas das apostas do Hub que também tem a vertente em Ventures Capital. “O Avance Hub possibilita para essas novas startups customizem soluções para o mercado já existente, e a Coplacana tem o consumidor final, isto é um grande passo para emplacar essa tecnologia no Mercado Comercial”, disse o diretor de Inovação do Avance Hub, Klever José Coral.
Nesse período, o Hub movimentou o setor de inovação participando de mentorias pelo Brasil e de importantes eventos de alcance internacional como a participação na Sima (Paris International Agribusiness Show), na França, visitas na Universidade de York na Inglaterra, no Foodtech Valley na Holanda e recentemente no Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos).
No Brasil, o Avance Hub mostrou sua credibilidade na Agrishow 2019, onde, em pré-seleção, recebeu inscrição de 64 startups interessadas em participar do espaço da Cooperativa na Feira. “Esta aproximação de startups de diversos setores é um dos nossos objetivos, pois queremos conhecer e buscamos verdadeiramente novas soluções criativas para oferecer aos cooperados”, revelou Klever Coral.
Programa de Inovação da Coplacana (PIC)
Nesse contexto, o Avance Hub criou iniciativas para fomentar a cultura interna da Inovação com os colaboradores da Cooperativa, que participam do Programa de Inovação da Coplacana (PIC). Em andamento, o PIC já movimenta os colaboradores com suas ideias, sugestões e criatividade com alternativas e soluções que podem ser aplicadas na rotina da Cooperativa.
“O PIC foi muito bem aceito pelos participantes e com ele, queremos instigar a inteligência, atrair e conhecer talentos, muitas vezes escondidos e promover a Cultura da Inovação”, disse Klever Coral.
Fazenda Digital na Estação Experimental
Uma das startups apoiadas pelo Avance, a @Tech já trabalha e testa suas tecnologias para a área da pecuária, dentro da Fazenda Digital, localizada na Estação Experimental da Coplacana em Piracicaba. Atualmente, a Agtech testa projetos de genômica, inteligência artificial, internet das coisas, cloud, conectividade e automação.
Uma outra tecnologia, o BeefTrader, já é uma realidade e opera de forma comercial. “Pela primeira vez, um boitel no Brasil utiliza o sistema de câmeras com inteligência artificial para mostrar para os seus produtores cooperados, a lucratividade dos animais que estão no Confinamento Inteligente da Coplacana”, disse o Tiago Albertini, CEO da '@Tech'. 
Com a plataforma BeefTrader, os produtores podem acessar a lucratividade do seu confinamento de qualquer lugar do mundo utilizando celular, tablet ou web.