'FAXINA' NO TANQU
Grupo de amigos vai retirar o lixo do Mini Pantanal
Os participantes estaro munidos de sacos de lixo, luvas e passagu

Por Da Redao

O Santurio Ecolgico Tanqu

Crdito: Christiano Diehl Neto

O Santurio Ecolgico Tanqu

Quinta-feira, 12 de setembro de 2019
O Mini Pantanal Piracicabano, Tanquã, vai ganhar uma atenção especial no Dia Mundial da Limpeza, que será celebrado no dia 21 de setembro. O Grupo de Amigos 'Unidos pelo Tanquã 'vai fazer uma verdadeira faxina na várzea formada pelas águas do Rio Piracicaba, que abriga Flora e Fauna distintas, e exibe uma paisagem de tirar o fôlego dos visitantes. O Grupo, integrado por 50 pessoas, chegará bem cedo, por volta das 7 horas, ao Tanquã. Uma hora depois, já ocupará os 10 barcos disponibilizados pelos moradores na Vila existente no lugar.
Eles circularão as margens para retirar o lixo que desce o Rio Piracicaba e se acumula em toda aquela área. Segundo Luciana Koury, do 'Nas Nuvens Turismo' e uma das organizadoras, a ação deve durar cerca de cinco horas. "Não vamos conseguir limpar tudo, porque é muito lixo acumulado, mas estaremos plantando a semente da conscientização", disse à Gazeta.
Os participantes estarão munidos de sacos de lixo, luvas e passaguá - uma rede que ajudará a retirar o lixo da água. São garrafas pets, plásticos, pneus, capacetes, entre outros itens. A ideia de limpar o Tanquã surgiu, há algum tempo, durante uma caminhada de 11 quilômetros realizada de Piracicaba até lá. Os participantes ficaram impressionados com a poluição e decidiram fazer alguma coisa. "Um Santuário Ecológico daquele não combina com lixo", observou Luciana.
Essa será a primeira ação em prol do Mini Pantanal, mas outras virão. Todo o resíduo recolhido será entregue para uma Recicladora local, que fará o descarte corretamente. Apoiam o 'Unidos pelo Tanquã': 'Nas Nuvens Turismo', 'Pira no Plogging', 'Pro Ativa', 'Pé Verde Amigos de Trilha e Caminhada', além de Sabrina Scarpare, Valdir Felipe, Ivan Costa e Aperp.
Os patrocinadores são: 'Nas Nuvens Turismo', 'Dourado's Pesca e Camping', 'Santa Isabel Padaria', 'Coplacana', 'Troca de Óleo do Bolinha', 'Casa Braço de Prata', 'Bramak Máquinas Envasadoras', 'Glam Torrezan', 'Aroeira Paisagem e Reflorestamento', 'Drogal', 'Impacto Construtora', 'Pé Verde Amigos de Trilha e Caminhada' e 'Café Morro Grande'.
No mesmo dia, 21, o 'Pira no Plogging' estará reunido para mais uma ação mundial de limpeza, a partir das 8 horas, no Bolsão do Estacionamento em frente ao Sema, localizado à avenida Piracicamirim. O evento acontecerá ate às 10h30. Inscrições gratuitas: www.bit.ly/DiaMundialLimpeza.