CORRIDA DA GAZETA
Alimentação para correr: nutricionista dá dicas
O ideal é se alimentar bem até uma hora antes de um evento do gênero

Por José Ricardo Ferreira

Bom condicionamento. Equipe da Bioeco Esportes promete muito empenho em mais uma Corrida da Gazeta, neste ano

Crédito: Divulgação

Bom condicionamento. Equipe da Bioeco Esportes promete muito empenho em mais uma Corrida da Gazeta, neste ano

Quarta-feira, 14 de agosto de 2019
Além de exigir bom preparo físico, correr também requer do atleta uma alimentação balanceada. A 11ª Corrida de Rua Gazeta de Piracicaba, que acontecerá no dia 25 de agosto, um domingo, no Engenho Central, com as provas de 10 quilômetros e 5,5 quilômetros, mais a Caminhada, é uma boa oportunidade de o praticante ou a pessoa que vai ingressar nesse esporte colocar em prática uma boa alimentação. Antes do início das atividades esportivas, recomenda-se a ingestão dos chamados carboidratos complexos, alimentos de baixo índice glicêmico que demoram mais a ser digeridos.
Entre as opções, estão pães e torradas integrais, frutas acompanhadas de grãos e sementes como linhaça, granola e aveia. Também é importante ingerir bastante líquido, de preferência água ou água de coco, para iniciar a prova bem hidratado, segundo orientou a nutricionista, Leusimar Nunes.
O ideal é se alimentar bem até uma hora antes de uma corrida ou fazer uma refeição leve quanto faltarem 30 minutos para o início da atividade. Alimentos termogênicos naturais também são indicados, como canela, gengibre, cacau, chá verde e óleo de coco. Produtos muito gordurosos e alimentos compostos de carboidratos simples, como açúcar e doces em geral, devem ser evitados, orientam os nutricionistas.
Após a corrida, recomenda-se uma alimentação focada na recuperação muscular. O ideal é se alimentar logo depois da atividade, de acordo com as condições físicas de cada um. Entre os alimentos mais recomendados para a recuperação pós-corrida estão as proteínas, como: carnes, queijos, e ovos, além de carboidratos.
Oleaginosas como castanha do Pará, nozes e avelãs também são bem-vindas. “Entre as opções estão azeite extravirgem e peixes como salmão, atum e sardinha”, orientou Leusimar Nunes, que representa a rede supermercadista carioca Prezunic, que também realiza corridas.
Corrida Gazeta
Às 7 horas, começará a concentração, no Engenho Central, no próximo dia 25. A primeira largada (10 quilômetros) será às 8 horas e, às 8h10, será a largada dos 5,5 quilômetros, e a Caminhada. Os atletas largarão de dentro do Engenho e, logo em seguida, seguirão no sentido bairro Nova Piracicaba, passando pelas avenidas Cruzeiro do Sul e Paulista, até a primeira rotatória. 
As inscrições podem ser feitas no site: www.gazetadepiracicaba.com.br. São três kits-inscrição opcionais: R$ 49,90, R$ 59,90 e 89,90. A organização é da Chelso Sports & Business, com apoios oficiais da Selam (Secretaria Municipal de Esportes), Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e Guarda Civil, além do TG.
Bioeco Esportes, Espaço Physico, Ergo Life Case IH, FFC (Ferroviário Futebol Clube) e Delphi já garantiram suas inscrições na Corrida da Gazeta. A Bioeco contará com 11 alunos inscritos sob a orientação dos professores Rodrigo e Vitor. A Ergo Life contará com 30, segundo a professora Fabiana Berto.