FUGA PELOS TELHADOS
Homem que furtava fios tentou escapar da Polícia
O assaltante mobilizou várias equipes, incluindo o apoio aéreo do 'Águia'

Por Marcelo Rocha

Lote de cabos furtados. Segundo a PM, o suspeito tentou furtar aproximadamente 20 quilos de cabos de cobre

Crédito: Divulgação

Lote de cabos furtados. Segundo a PM, o suspeito tentou furtar aproximadamente 20 quilos de cabos de cobre

Quarta-feira, 14 de agosto de 2019
Um suspeito de furto causou um reboliço no Centro de Piracicaba, na manhã desta terça-feira (13). Depois de ser flagrado por moradores da Região, que o viram pegando fios de cobre de uma casa, e então acionaram a Polícia Militar, o homem, de 35 anos de idade, iniciou uma fuga por cima de telhados de residências e estabelecimentos comerciais daquela área, pulando muros, descendo em quintais e se esborrachando no chão, até finalmente ser detido por PMs.
O assaltante mobilizou várias equipes da PM, incluindo o apoio aéreo do Helicóptero Águia. E um pouco de sua agilidade foi vista no noticiário do meio-dia (da EPTV), que exibiu rápidas imagens de um rapaz sem camisa e de bermuda, correndo e saltando sobre telhados de imóveis na Região da rua Benjamin Constant, no Centro.
De acordo com o cabo Floriano e o soldado Nogueira, PMs que trabalharam na ocorrência, a tentativa de furto ocorreu por volta das 11h20. Uma informação divulgada pelo Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) dava conta de que um homem estaria sobre o telhado de uma igreja, à rua Benjamin Constant.
"Provavelmente, ele estava tentando entrar na igreja para furtar coisas de seu interior, porque ele já havia entrado numa casa vazia, nas proximidades, de onde já havia retirado uma fiação" declarou Floriano. Ao perceber a chegada de viaturas da PM, relatou Floriano, o suspeito se escondeu debaixo do telhado de uma casa.
Espertamente, retirou algumas telhas, pulou dentro da laje e recolocou as telhas no lugar. O esconderijo parecia perfeito, mas um morador de um dos edifícios vizinhos - que transmitia informações para o Copom por telefone -, assistiu ao truque e indicou a localização do homem.
Quando os policiais que estavam no encalço do homem o localizaram no interior do forro desta casa, lhe deram ordem de prisão. Ele desobedeceu, jogou algumas telhas para o alto e saiu em disparada por cima dos telhados, quebrando várias telhas e pulando sobre a cobertura de outros imóveis.
"Ele correu por cima dos telhados, pulou num quintal, andou sobre muros e até caiu sobre uma cobertura de acrílico e, depois, no chão de um quintal. Mas quando ele saiu ali na rua Floriano Peixoto, perto de uma vila, nós o detivemos. Aí ele foi imobilizado e algemado para evitar outra fuga", contou Floriano. "Ele tinha alguns ralados devido aos vários tombos, mas nem quis passar pelo atendimento médico", acrescentou o PM.
Após ser detido pela PM, o rapaz confessou que estava furtando fios da residência. Em diligência posterior, os PMs localizaram no telhado de uma das casas vários fios de cobre dentro de uma camiseta. "Havia cerca de 20 quilos de fios que ele havia furtado desta casa que estava vazia. Ele já possuía 10 ocorrências policiais por causa de furto", salientou o cabo.
O suspeito de furto recebeu voz de prisão e foi conduzido até o 1º Distrito Policial, onde a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante delito. O homem permaneceu na Delegacia à disposição da Justiça. Provavelmente, será conduzido ainda nesta quarta-feira (14), ao Fórum de Piracicaba, para a audiência de custódia.