A FATALIDADE
Primeira morte por dengue em 2019
O resultado positivo chegou à Vigilância Epidemiológica no dia 28

Por Marcelo Rocha

Um homem com idade entre 80 e 89 anos é a primeira vítima fatal de dengue neste ano

Crédito: iStock

Um homem com idade entre 80 e 89 anos é a primeira vítima fatal de dengue neste ano

Sexta-feira, 12 de julho de 2019
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que um homem, com idade entre 80 e 89 anos, é a primeira vítima fatal de dengue do município em 2019. Segundo a Pasta, ele era morador da Região Leste. A Secretaria não informou o bairro e nem a data exata do óbito do idoso. Apenas destacou que em todos os casos de suspeita de contaminação de dengue, no município, amostras de sangue dos pacientes são coletadas e, posteriormente, encaminhadas para exames laboratoriais no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).
“O resultado positivo chegou à Vigilância Epidemiológica (VE) do Município no dia 28 de junho, após dois meses de investigações e análises laboratoriais no Instituto Adolfo Lutz”, disse a Secretaria Municipal. O último balanço da Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, apontou que, neste ano, já foram registrados 1.765 casos de dengue em Piracicaba, até o dia 5 de julho, sexta-feira passada.
Ações municipais
De acordo com a SMS, o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCA) trabalha de maneira ininterrupta no combate ao Aedes aegytti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As intervenções preventivas, diz a Pasta Municipal, incluem arrastões aos sábados (serão 30 entre maio e dezembro), entradas forçadas em imóveis com criadouros do Aedes, dedetizações (em áreas da cidade onde houve confirmações de casos de dengue), campanhas de conscientização e a distribuição de panfletos informativos à população.
Combata o Aedes
*Tampe os tonéis e caixas d’água;
*Mantenha as calhas sempre limpas;
*Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
*Mantenha lixeiras bem tampadas;
*Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
*Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
*Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
*Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.