SADE ANIMAL
Cidade de Charqueada passa a ter um Castramvel
Veculo est equipado para realizar cirurgia de castrao em ces e gatos

Por Da Redao

Servio de Sade. Com a Unidade Mvel de Castrao, Prefeitura vai poder controlar o aumento de animais nas ruas

Crdito: Divulgao

Servio de Sade. Com a Unidade Mvel de Castrao, Prefeitura vai poder controlar o aumento de animais nas ruas

Quinta-feira, 11 de julho de 2019
O município de Charqueada (SP) já conta com um Castramóvel. O veículo foi comprado com emenda parlamentar, no valor de R$ 120 mil, do deputado Ricardo Izar (PP-SP). Adaptado, serve como Centro Cirúrgico para castração de cães e gatos e ajuda a controlar o aumento excessivo da população de animais de rua. A solicitação do Castramóvel partiu do prefeito Romeu Verdi e dos vereadores Dinho Morelli, Naldo Davanzo, Jaime Fava, Professor Rogerinho, Siri e Wilson Tietz.
A chegada do Castramóvel não apenas auxilia no controle populacional dos animais como é vetor importante na própria Saúde Humana. Com a castração, uma série de doenças deixam de ser transmitidas e consequentemente reforça as demais ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde do município.
A Prefeitura, por meio do Projeto 'Posse Responsável', realizará o cadastramento de todos os animais. Eles receberão um chip e o proprietário assinará um termo de responsabilidade, procedimento padrão e que resulta em melhor controle de animais abandonados.
O prefeito Romeu Verdi agradeceu o deputado Ricardo Izar, pela conquista. "Um político que sempre pensou na saúde da população e tem essa bandeira da causa animal muito forte. Agora a castração de animais é uma realidade no município", disse. Juliana Cardoso, da ONG 'Anjos de Patas', também parabenizou a iniciativa. "O Castramóvel vai ajudar a solucionar o problema da castração na cidade, já que a demanda é significativa".
Já a secretária de Saúde de Charqueada, Waldirene Cassarotte, lembrou que o Castramóvel chega para somar às ações da Pasta. "É mais uma etapa que se completa. Fizemos investimentos na Saúde Humana com a compra de equipamentos médicos, dentários, veículos e móveis e equipamentos de Informática. Agora, chegou a vez da Saúde Animal, que é muito importante para a manutenção da saúde de toda a população", ressaltou.