TRÂNSITO MAIS SEGURO
Campanha 'Você já Sabe'
A mistura bebida e direção continua sendo um dos grandes problemas

Por Da Redação

Conscientização. Ônibus adesivado com o tema da Campanha chama atenção para as mortes no trânsito

Crédito: Divulgação

Conscientização. Ônibus adesivado com o tema da Campanha chama atenção para as mortes no trânsito

Sexta-feira, 7 de junho de 2019
Com o tema 'Você já Sabe', a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) lançou, nesta quinta-feira (6), às 15 horas, no anfiteatro do Museu da Água, a Campanha de Trânsito 2019, que tem por objetivo alertar a população para o fato de que grande parte dos acidentes de trânsito podem ser evitados. Até porque, 94% deles continuam sendo causados por falha humana, segundo dados do Infosiga-SP. A mistura de bebida e direção e os acidentes de motos serão o grande foco da Campanha deste ano.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, os dados são alarmantes. Em 2018, das 22 mortes nas vias municipais de Piracicaba, 16 foram de motociclistas, percentual de 73% das vítimas. Em um panorama nacional, 36,3% das mortes no trânsito são causadas por acidentes de motos.
A mistura bebida e direção continua sendo um dos grandes problemas da violência no trânsito. Mesmo com o aumento no rigor das penalidades, muitos motoristas ainda são flagrados embriagados ao volante. “Isso é um grave problema e a Semuttran vai continuar trabalhando esse tema para que possamos diminuir esse quadro tão adverso”, disse Akira.
Além das perdas de vidas, a violência no trânsito causa um grande prejuízo aos cofres públicos. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) indicam que, no ano passado, foram gastos mais de R$ 28 bilhões em indenizações e tratamentos com acidentados no Estado de São Paulo, o que representa 1.23% do PIB paulista.
Ao longo dos próximos meses estarão espalhados pela cidade faixas, banners, cartazes e feita a veiculação de spots em rádios e vídeos para programas de TV. Ônibus também serão 100% adesivados para divulgar a campanha.
A novidade na comunicação será a adesivação em 40 pontos de ônibus espalhados pela cidade. Assim como em 2018, a campanha vai contar com um jingle produzido pelo músico Franco Junior, com participação da cantora Julia Simões. A música será veiculada em várias emissoras de rádio e TV da cidade.
Blitze e ações educativas programadas
*Nesta sexta-feira (7), às 11 horas - Shopping Piracicaba - Rodovírtua (simulador de embriaguez)
*Dia 11 de junho, às 17 horas - Blitz Educativa – avenida Doutor Paulo de Moraes (Rotatória do Centro Cívico)
*Dia 12 de junho, às 9 horas - Palestra de Segurança Viária e Atividades Lúdicas, na Escola 'Professor Roberto Damas da Silva'
*Dia 18 de junho, às 8 horas, à avenida Centenário x avenida Carlos Botelho
*Dia 27 de junho, às 17 horas, à avenida Dona Francisca x avenida Manoel Conceição
*Dia 3 de julho, às 14 horas - palestra com Grupo da Terceira Idade, no Ipasp.