COPA PAULISTA
XV volta aos treinos
Diretoria prosseguIrá negociações com jogadores que atuaram na A2

Por José Ricardo Ferreira

Expectativa. O volante Elias Ceará permanece no XV para disputar a Copa Paulista a partir de junho

Crédito: Elcio Fabretti

Expectativa. O volante Elias Ceará permanece no XV para disputar a Copa Paulista a partir de junho

Quarta-feira, 15 de maio de 2019
O XV de Piracicaba retornará aos trabalhos, nesta quarta-feira (15), para a intertemporada da Copa Paulista. A diretoria do clube prosseguirá com as negociações para manter alguns jogadores que disputaram o Paulistão da Série A-2. Entre eles, os atacantes Formiga e Kadu Monteiro. Pelo menos até a tarde desta terça-feira (14), o técnico permanecia sendo o treinador Tarcísio Pugliese.
O XV estreará, no dia 23 de junho, fora, contra a Inter de Limeira, às 10 horas. O Alvinegro conta com 21 atletas, nesse momento, e mais dois do sub-20. O regulamento permite 26 e não 28, como na Série A-2 do Paulistão.
Os jogadores à disposição do treinador são os seguintes: goleiros Fábio Toth, Leonardo, Luiz Fernando; laterais: Jefferson Feijão (direito), Robertinho (direito), Anderson Santos (esquerdo), Michel Benhami (esquerdo); zagueiro Douglas Marques, Gilberto Alemão, Marcel, Paulão; volantes Bruno Lima, Elias Ceará, Fraga, Hiroshi; meio-campista: André Cunha, Cássio Gabriel, Danilo Bueno, Rafael Bueno; atacantes: Luizinho, Raphael Macena.
O atacante Agnaldo e o lateral-esquerdo, Rubens Carvalho, poderão ser utilizados, como sub-20. Dessa forma, mesmo com mais dois no elenco, o XV poderá ter cinco inscrições extras para a competição. O meio-campista, André Cunha, 40 anos de idade, cujo contrato vencerá no dia 31 de julho, deve ser convidado pela diretoria para uma função fora de campo.
Nesta quarta-feira, ele será homenageado na Festas das Nações, às 20 horas, no Engenho Central, no estande do clube. Será lançado um lote de cerca de 200 camisas alusivas ao jogador que foi um dos principais atletas na Campanha do Acesso em 2011.
Após a eliminação no Paulistão da Série A-2 no dia 20 de abril, o XV buscará o bicampeonato da Copa Paulista pois foi campeão em 2016. O orçamento também será bem maior se comparado a anos anteriores. Estima-se uma folha salarial de cerca de R$ 150 mil.
Fórmula
A competição contará com 24 participantes, divididos em quatro Grupos de seis na fase inicial. Os quatro melhores de cada Grupo se classificarão para a etapa posterior, que terá quadrangulares de quatro times, com os dois melhores avançando. Antes disputada em mata-mata, a terceira fase terá os oito times divididos em dois quadrangulares.
Os dois primeiros de cada se classificam para fazer a semifinal e a final da competição. Não haverá jogos aos meios de semana, exceto para clubes que também disputarão a Série D. O torneio é de 23 de junho a 30 de novembro. O campeão escolherá a Copa do Brasil ou Série D do Brasileiro. O segundo colocado ficará com a vaga restante.