VÁRIOS TEMAS
Seminário Internacional da Água prossegue
O encontro conta com convidados internacionais de renome mundial

Por José Ricardo Ferreira

Destino hídrico. Especialistas do Brasil e do Exterior estão debatendo os temas relacionados à qualidade da água

Crédito: Del Rodrigues

Destino hídrico. Especialistas do Brasil e do Exterior estão debatendo os temas relacionados à qualidade da água

Sexta-feira, 15 de março de 2019
O 1º Seminário Internacional da Água prosseguirá, nesta sexta-feira (15), no Parque do Engenho Central, quando ocorrerão a recepção e credenciamento, estendendo-se até por volta das 17 horas. Haverá duas palestras e dois painéis temáticos. O evento terminará nesta sexta-feira e é uma realização da Prefeitura de Piracicaba e organizado pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI). A entrada é gratuita. Inscrições no site: www.ci.eco.br/agua2019. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (14), no Teatro 'Erotides de Campos', nas dependências do Engenho. Painéis temáticos e palestras internacionais fazem parte da programação.
A reportagem ouviu o presidente do IMCI, Luigi Longo, e o diretor-executivo Gavroche Fukuma. Indagados a respeito da importância do debate sobre a integração entre água, saneamento e saúde, ambos disseram que isso é fundamental.
"Saneamento e Saúde são 'irmãos siameses' porque nunca estarão desconectados. Cada real investido em saneamento, são R$ 4,00 economizados na Saúde. Essa ligação está mais do que provada por estudos nacionais e internacionais. Trabalhar o saneamento, levá-lo para onde precisa, é cuidar da saúde da população e melhorar sua qualidade de vida", disse Luigi Longo.
Na análise de Gavroche, esse tripé água, Saneamento e Saúde é indispensável. "É essencial integrá-los e é importante que não apenas as pessoas, mas os governos entendam que investir em Saneamento é economizar com gastos em Saúde", disse. A água é um recurso que se esgota e, mesmo assim, poucos se dão conta disso, alertou a Gavroche.
"Ainda temos uma dificuldade muito grande em educar e sensibilizar as pessoas sobre o real valor da água em nossas vidas. Queremos que os especialistas do setor estejam aqui, mas também queremos que essa mensagem chegue a toda sociedade numa linguagem que seja capaz de mudar conceitos e hábitos", explicou.
O encontro conta com convidados internacionais de renome mundial, para discutir o tema da água, desde as suas formas de captação, tratamento, distribuição, perdas, escassez até a mais simples utilização de um dos recursos naturais mais preciosos do planeta.
O objetivo é sensibilizar os agentes públicos, empresários que utilizam a água em seus sistemas produtivos e a população de maneira geral sobre a importância de se preservar e utilizar com grande racionalidade a água existente em nosso planeta.
Além disso, provocar a imprensa mundial e chamar a atenção para este grave problema que é a escassez de água potável no mundo. E também estimular crianças do ensino público e privado a serem multiplicadores deste conhecimento, segundo os organizadores do evento.
Na análise do prefeito Barjas Negri (PSDB), o Seminário reúne informações vitais. "É fundamental essa troca de experiências relacionadas à forma como consumimos a água. Piracicaba é exemplo na gestão de Recursos Hídricos, e isso foi conquistado fruto de muitos investimentos e da atenção integral da Gestão Pública", afirmou.
Programação
A palestra 1 começou às 9h30, com o tema é “Água e Ambiente de Regulação”. A palestra 2 será às 15h30, com o tema: “Tratamento e Destinação de Resíduos: A Regionalização Pode Ser a Solução Para Este Problema? O Que Pode ou Não Ser Feito Com Este Rejeito?” Os temas dos painéis serão os seguintes: às 11 horas, “Saneamento Inteligente” e, às 14 horas, o “Novo Profissional do Saneamento”.