Renata Passos
Como reinventar o seu negócio ou sua carreira?

Por Renata Passos

Renata Passos

Crédito: Divulgação

Renata Passos

Não tenho a menor ideia do que nos faz complicar tanto as coisas.
Mas do que tenho lido a respeito, uma das possibilidades é que nossa mente associa quase que involuntariamente sucesso, resultado e prosperidade, a coisas grandes, complexas e o pior: a perfeição!
Por isso, tudo que parece simples demais, nos parece sem valor. E se nós não conferimos valor, colocamos de lado e seguimos para os pensamentos mais complexos o que torna qualquer ideia e planos inviáveis pouco tempo depois de iniciados.
Talvez seja esse um dos principais motivos de empresas e de pessoas que tem dificuldade de se reinventar e inovar diante da dificuldade.
Como tudo que é perfeito, dá muito trabalho, menor deixar como está. Só que se existe algo certo na vida é que independente de mudarmos ou não, as mudanças irão chegar.
A novidade: se não mudarmos e simplificarmos primeiro os nossos pensamentos e depois a maneira de fazer, ficaremos para trás!
Não existe negócio ou carreira que se sustente hoje sem inovação.
Dizem que vivemos na sociedade do conhecimento e da informação.
Pra mim, essa cultura social já passou: vivemos hoje na sociedade da atenção!
O mundo briga e batalha por nossa atenção.
E ela - nossa atenção - é bombardeada o tempo todo por novidades.
Logo, precisamos decidir se queremos fazer parte desse cenário ou ser engolido por ele.
Não penso que isso seja para as empresas, principalmente para as pequenas, questão de opção ou escolha: é questão de sobrevivência.
Também percebo que são poucas as carreiras que se sustentarão em médio prazo sem inovação.
Tenho assistido empresas que eram muito prosperas perderem cada vez mais espaço no mercado.
profissionais antes reconhecidos, perdendo credibilidade e clientes.
Tudo porque não perceberam a tempo, ou não conseguiram se ajustar, a velocidade que o mundo atual exige.
Esses empreendedores perceberam a mudança, só não conseguiram agir. Foram engolidos pelo cenário, pela sociedade da atenção.
A maioria, viu, mas não reagiu. O medo? Não dar conta de uma grande mudança.
E esse é o principal problema.
E esse, no meu entendimento é o principal entrave para a mudança. Ver o problema maior do que ele é.
Quando não damos a justa medida para qualquer problema, por maior ou menor que ele seja, ele tende a ficar maior que nós. Simples assim!
Ao invés de sermos pessoas com problemas, é o problema que tem a pessoa.
Então se maneira simples e prática como perceber e agir diante de um cenário que exige tantas mudanças?
1.Agradeça por todos os métodos e resultados que você teve no passado, mas olhe para frente. O que te trouxe até aqui provavelmente não irá te manter. Não é nem no futuro, é no próximo semestre. Abra sua mente para as mudanças. Sem esse item, desconsidere os próximos. Ou você se abre para as mudanças, ou a mudança irá te tirar do seu lugar.
2.Seja humilde o suficiente para reconhecer o que não funciona na prática e não está trazendo resultados e mude rápido. O tempo em negócios e carreira, não aceito desaforo. Mude rápido. Existe uma grande diferença entre ser persistente e teimoso.
3.Ouça conselhos. Do seu cliente, dos seus fornecedores, do seu chefe, daquela sua colega de trabalho que entrou na empresa muito depois de você, mas que já foi promovida duas vezes no ultimo ano. Ouça tudo e faça um resumo: o que você aprendeu o que vai colocar em prática e o que vai esquecer que ouviu! Mostre-se aberto a críticas. O que você prefere: um cliente que reclama na sua empresa, ou um cliente que te agrade e vai comprar do seu concorrente porque não está satisfeito?
4.Comece com mudanças e ideias simples. Faça o simples muito bem feito. Sabe aquele ditado, feito é melhor que perfeito? Então, isso nunca valeu tanto quanto hoje.
Melhor uma ideia nova sendo colocada rápido em pratica e sendo aperfeiçoada com o tempo, do que demorar em torná-la "perfeita" e ser o terceiro a lançar o produto ou o projeto. Normalmente quem fica na mente do consumidor é a referencia na área, mais uma ou duas pessoas no máximo! Entre ser o que faz com perfeição ou a referência, fique com ser a referência e trabalhe duro para a excelência.
Perfeição é mito. Nada congela mais uma pessoa do que o perfeccionismo.
De todas as fraquezas essa é a maior de todas! Sem contar que o perfeccionista é um terno insatisfeito, uma pessoa muito difícil para conviver em equipe e com muita dificuldade para liderar e influenciar positivamente pessoas.
5.Avalie constantemente seus progressos, estude muito, analise dados e cenários e não tenha medo de recalcular a rota e mudar o rumo quantas vezes for preciso.
Quando não existir vento, você compra um motor. Quando o vento estiver contra você reforça a equipe, quando ele estiver a favor você treina sua equipe.
6.Comece e termine qualquer coisa na vida agradecendo. Essa é a única maneira de alimentar nossa esperança. Depois você vai perceber o quanto todos esses ventos e essa necessidade de mudança te levaram exatamente onde você sempre sonhou estar. E nem sabia!!!
Simples assim, só isso e mais nada!
Um domingo de ventos bem calmos pra você!
Vamos passar a semana juntos?
Todos os dias posto textos exclusivos no Instagram @coachrenatapassos