EM PIRACICABA
Programação do Sesc revive o Movimento 'Dadaísmo'
'Dadá Vive' poderá ser acompanhado neste mês, por diversos públicos
Por Da Redação

Crédito: Divulgação
Conceito. Questionamento tanto da sociedade quanto da própria legitimidade da Arte, feito com sarcasmo implacável
Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
O (anti) Movimento de Arte Modernista 'Dadaísmo', que ocorreu de 1916 a 1922, não foi um estilo, foi uma ética estética. Uma ética que questionava tanto da sociedade quanto a própria legitimidade da arte, feita com sarcasmo implacável. Essa radicalidade, que aproxima popular, erudito e cultura de massas e, ao mesmo tempo, tudo nega, tornou Dadá fundamental da Arte do século XX. Dadá dialoga com o Punk, a Arte Conceitual, o Beat, o Surrealismo, os Popcretos do Concretismo, Helio Oiticica.
Para vivenciar e aprender com Dadá, o Sesc Piracicaba realizará, neste mês, o Projeto 'Dadá Vive', com Curadoria do produtor Ian Drummond, cineasta e artista plástico autodidata. Entre esta terça-feira (12) e esta sexta-feira (15), sempre às 19 horas, na Sala do Curumim, Ian Drummond e Cristina Fonseca apresentarão 'O Dadaísmo nas Artes Brasileiras'.
O curso faz uma introdução ao Movimento Dadaísta e suas conexões com o Brasil, nas Artes Plásticas, na Literatura (com o primeiro Modernismo Brasileiro - de Oswald de Andrade e Juó Bananére - com Poesia Concreta e a Literatura Brasileira mais recente) e na Música, Eric Drummond finalizará com a Performance Dadaísta.
A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita na Central de Atendimento ou pelo site: www.sescsp.org.br/piracicaba. A atividade é recomendada para maiores de 14 anos de idade. Sexta-feira, às 20 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes, haverá a Anti Peça teatral 'Dadá Vive!', com Ian Drummond Rennó.
A apresentação reviverá e desdobrará os procedimentos do Anti Teatro Dadaísta reativando sua forma fragmentária e irônica, que se valia de procedimentos do teatro de variedades para satirizar seu tempo.
Aqui, o conceito de personagem é substituído pelo conceito de performer em uma obra de narrativa descontínua ao extremo que incorpora procedimentos do Teatro Multimídia, das Artes Plásticas, Clowns, Teatro do Absurdo e da Vídeo-Arte. A atividade é gratuita com entrega de senha no local.
No sábado, às 20 horas, será a vez da Música e da Arte se unirem com a 'Patife Band'. O grupo trará seu show de influências erudita e hard rock, com ritmos assimétricos, atonais e dodecafônicos, sem esquecer da sua brasilidade e assumida postura punk. Expoente do Movimento que ficou conhecido como 'Vanguarda Paulista', a banda idealizada por Paulo Barnabé.
O show é gratuito, com retirada de ingressos ocorrendo no dia da atividade, a partir das 9h30. A entrada de menores de 16 anos de idade será permitida apenas se acompanhados. No dia 20, às 19h30, poemas e métodos de declamação pública do Dadá são apresentados em avalanche sarcástica, no 'Sarau Dadá'.
A estética do Nonsense, da brincadeira séria, da ressonância amarga no circense e da surpresa é potencializada pelas possibilidades multimídias de nosso tempo, de modo que também um 'Dadá Brasil' aparece. A atividade é gratuita com retirada ingressos com uma hora de antecedência.