A ARTE CAIPIRA
'ConSertão' Piracicaba acontecerá em Piracicaba
Desta vez, o Projeto estará em prol de causas sociais do município

Por Da Redação

A característica principal dos concertos é juntar dois mundos musicais que parecem distantes

Crédito: Divulgação

A característica principal dos concertos é juntar dois mundos musicais que parecem distantes

Sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
Com um público total de mais de 15 mil pessoas em 2018, o Projeto 'ConSertão' voltará para Piracicaba em uma nova roupagem, mas com a mesma emoção e amor pela Arte Caipira. No próximo dia 17, às 19 horas, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), os artistas Cláudio Lacerda, Rodrigo Zanc, João Paulo Amaral e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra, se apresentarão tocando clássicos da Música Caipira.
Desta vez, além de promover a Arte e a Cultura entre os espectadores, o 'ConSertão' estará no palco em prol de causas sociais do município. Quem for assistir ao concerto poderá doar um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão destinados a duas Instituições de caridade da cidade. São elas: 'Obras de Maria' e 'Aliança de Misericórdia'.
O Projeto concebido por Cláudio Lacerda, diretor da Cantoria Produções Artísticas e solista de voz nas apresentações, busca elevar a Música Caipira a um patamar que ela merece, valorizando a Cultura do Campo.
"Isso é uma bandeira para mim. O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do Interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia", revelou Cláudio. A maioria dos compositores homenageados são de São Paulo, Estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos compositores e intérpretes do gênero.
Alguns dos homenageados serão: Teddy Vieira, João Pacífico, Dino Franco, Tião Carreiro, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Elpídio dos Santos, entre outros. Em 2018, o Projeto passou pelas cidades de Araçatuba, Araraquara, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista e Piracicaba, cidade essa em que estreou, com amplo sucesso, resultando em seu retorno ao campus da Esalq.
Lacerda tem a carreira dedicada à Música Campesina, com cinco discos lançados e participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca.
O 'Consertão' é uma realização do governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da Raízen e da Hyundai Glovis do Brasil. O Projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Esalq/USP, Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Center Flat Hotel e Eventos.
Saiba mais
'ConSertão Piracicaba'
Quando - No dia 17 de janeiro
Horário - Às 19 horas
Onde - Campus da Esalq
Entrada - Gratuita e solidária. O público poderá doar um quilo de alimento não perecível, destinado aos grupos 'Obras de Maria' e 'Aliança de Misericórdia'
Classificação indicativa - Livre
Informações - www.facebook.com/consertao e instagram.com/consertao.oficial.