DUCHA DE ÁGUA FRIA
XV se despede da Copa SP de Futebol Júnior
Nhô Quim teve dificuldades em furar o bloqueio defensivo adversário

Por Evandro Pelligrinotti/XV

O elenco do XV de Piracicaba

Crédito: Michel Lambstein

O elenco do XV de Piracicaba

Sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
A expectativa, diante das boas apresentações nas duas rodadas anteriores, era da chance real de obter a classificação para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No entanto, o XV de Piracicaba perdeu, por 2 a 0, para o Galvez, na Arena Capivari, e ficou fora da zona de classificação do Grupo 13. Com isso, o Alvinegro se despediu do certame. Mamude e Erick, um em cada etapa, fizeram os gols. O time do Acre ficou com a vaga.
O jogo
Mesmo necessitando da vitória para obter a classificação, já que o empate favorecia o XV por conta dos critérios de desempate, o Galvez deixou clara sua proposta desde o início: jogar por uma bola, e ela quase veio logo aos três minutos, quando Erick foi lançado e saiu de frente para o gol. A bola encobriu Igor na finalização, bateu no travessão e saiu. O Nhô Quim teve dificuldades em furar o bloqueio defensivo adversário.
A equipe acreana conseguiu seu objetivo inicial aos 34 minutos. Mamude cobrou falta na entrada da área no canto esquerdo e abriu o placar.
O Alvinegro então se lançou ainda mais ao ataque, mas começou a esbarrar no goleiro Gabriel. Aos 36 minutos, Edmundo chutou de esquerda, o arqueiro espalmou e depois travou Erison no rebote. O goleiro interveio ainda aos 39 minutos, em batida de falta colocada de Erison, que ele espalmou para escanteio.
Já aos 43 minutos, Gabriel nada pôde fazer após Oliveira alçar bola na área em cobrança de falta e o seu companheiro desviar de cabeça. A bola passou raspando a trave direita. Quase gol contra. O técnico Xandão deixou seu time ainda mais ofensivo na volta do intervalo. Além da substituição que havia feito no fim do primeiro tempo, trocando Marco Antônio por Andrey, o treinador tirou o zagueiro Muriel e colocou o atacante João Veras.
De fato, o Nhô Quim encurralou o seu rival, porém a bola insistia em não entrar, como em duas cabeçadas do zagueiro Gabriel Felipe, aos nove e aos 24 minutos, em cobranças de falta e escanteio, respectivamente, de Victor Adame. Ambas passaram tirando tinta da trave do Galvez. A melhor chance, no entanto, veio mesmo aos 35 minutos. Andrey sofreu pênalti, que Hugo bateu e Gabriel defendeu em dois tempos.
Foi uma verdadeira ducha de água fria no Alvinegro. Aproveitando-se desse fato, a agremiação do Acre ainda conseguiu ampliar a diferença no marcador e sacramentar a classificação em forte chute de Erick, aos 40 minutos, que estufou as redes de Igor. Na partida seguinte, o Capivariano venceu o Palmeiras por 1 a 0, o que não alterou a classificação final da chave, com os donos da casa ficando em quarto lugar da chave, com três pontos, e o Alviverde na liderança, com seis.
Ficha técnica
Copa São Paulo Júnior 2019 – 1ª Fase – Grupo 13 - 3ª rodada
Galvez/AC 2x0 XV de Piracicaba
Galvez/AC - Gabriel; Raylson, Cristian, Barata e Sid; Luan, Neto e Mamude (Igor); Tiago (Balica), Adriano (Natan) e Erick. Técnico: Oziel
XV de Piracicaba – Igor; David, Muriel (João Veras), Gabriel Felipe e Oliveira (Kauan); João Pedro, Edmundo (Jackson), Marco Antônio (Andrey) e Victor Adame (Luan); Fabrício e Erison (Hugo). Técnico: Xandão
Árbitro – Gilmar Pedroso Rocha
Assistentes – Enderson Emanoel Turbiani da Silva e Daniel Luís Marques
Quarto árbitro – Rafael de Souza
Gols – Mamude aos 34 minutos do primeiro tempo, e Erick, aos 40 minutos do segundo tempo (Galvez)
Cartões amarelos – Luan, Igor e Gabriel (Galvez).