XV DE PIRACICABA
De olho na defesa
Zagueiro e voltante foram anunciados pela diretoria do clube

Por José Ricardo Ferreira

O técnico Tarcísio Pugliese colocou a bola em campo e comandou seu primeiro treino no XV no CT

Crédito: Del Rodrigues

O técnico Tarcísio Pugliese colocou a bola em campo e comandou seu primeiro treino no XV no CT

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
O XV de Piracicaba começa, agora, a reforçar seu sistema defensivo. Nesta quinta-feira (6), foram anunciadas as contratações do zagueiro Douglas Marques (ex-Santo André) e do volante Elias Ceará (ex-Bagé-RS). São, ao todo, 15 contratações nessa pré-temporada do Campeonato Paulista da Série A-2. Douglas já treinou fisicamente na tarde desta quinta-feira, no CT XV/Raízen. Ceará chegará na semana que vem. Nesta quinta-feira também foi o primeiro dia de treino com bola sob o comando do técnico Tarcísio Pugliese.
Sob um sol escaldante, o grupo foi dividido sendo que parte dos jogadores fez trabalho físico e a outra trabalhou com bola. Tarcísio usou um pequeno espaço do campo para intensificar o toque de bola sob marcação aproximada. Em relação aos dois novos reforços, destaque para o experiente zagueiro Douglas Marques, 33 anos de idade.
Revelado pelo Atlético/PR, onde conheceu o atual auxiliar-técnico do XV, Ivo Secchi, o defensor começou sua trajetória de conquistas em 2008, ano em que foi campeão paulista da Série A-2 e obteve, também, o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro, pelo Santo André. Com isso, despertou a atenção do Flamengo, para onde foi no ano seguinte.
No Rio, ainda emprestado pelo Furacão, acrescentou em seu currículo o título estadual. Em 2012, já sem vínculo com a equipe paranaense, seguiu para o Japão e ajudou o Ventforet Kofu no acesso para a primeira divisão do país ao sagrar-se campeão da Liga J2. De volta ao Brasil, Douglas Marques contribuiu ainda para que Figueirense e CSA chegassem à primeira divisão nacional (no time de Alagoas, subiu da Série D para a C).
O zagueiro vestiu novamente a camisa do Santo André, seu último clube, no Campeonato Paulista da Série A-1 deste ano. “Com o nosso setor de ataque bem composto, voltamos nossas atenções para reforçarmos a defesa. O Douglas Marques possui uma carreira com inúmeros feitos e vem para agregar experiência e qualidade ao nosso grupo”, disse o diretor de futebol, Ricardo Moura, que acompanhou, com demais membros da diretoria, o treino do elenco realizado na tarde desta quinta-feira, no CT.
Já o volante Elias Ceará, 26 anos de idade, deve chegar nos próximos dias. Em seu currículo, embora natural do Nordeste, a maioria de clubes do Sul: Sapucaiense, Santo Ângelo, Brasil de Farroupilha e Pelotas. Santa Cruz (CE) e Villa Nova (MG), time em que atuou em 2017 e neste ano, completam a lista de experiências.
Os 15 reforços, por enquanto, são um goleiro (Fábio); dois laterais (Jefferson Feijão e Michel Benhami); três zagueiros (Gilberto Alemão, Douglas e Tharsus); três volantes (volantes Hiroshi, Elias Ceará e Walfrido); um meia (Danilo Bueno) e os atacantes Andrei, Cadu Baroni, Ítalo, Misael e Ronaldo.
Adversário
O primeiro adversário do XV no ano que vem será a Inter de Limeira, dia 20, na casa do adversário. A rival também está se reforçando. Dentre os jogadores contratados, o meio-campista Mael, 27 anos de idade, ex-Espírito Santo, e o volante França, ex-Palmeiras.