O 37º PROJEX
Alunos de Publicidade apresentarão campanhas
Iniciativa tem apoio da Gazeta; evento é aberto ao público em geral

Por Adriana Ferezim

O coordenador da Agência Escola, Camilo Riani, e o coordenador do curso de PP, Renato Elston, da Unimep

Crédito: Del Rodrigues

O coordenador da Agência Escola, Camilo Riani, e o coordenador do curso de PP, Renato Elston, da Unimep

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Cinco campanhas elaboradas pelos alunos concluintes do curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) são finalistas no 37º Prêmio Projeto Experimental (Projex). A avaliação dos trabalhos por uma banca formada por profissionais do mercado será na próxima segunda-feira (10), às 19h20, no Auditório Verde do Bloco 2. O Projex tem apoio da Gazeta e o evento é aberto ao público em geral.
"O objetivo é aproximar os alunos da realidade do mercado regional. Todos elaboraram campanhas para empresas locais de Rio Claro (SP), Piracicaba, Limeira (SP) e Rio das Pedras (SP). É também uma oportunidade para eles entenderem a trajetória da Publicidade na Região e também de conseguirem se destacar no setor que eles irão atuar. É uma experiência real, com clientes reais", comentou Renato Elston, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unimep.
Ao todo, foram nove trabalhos elaborados pelos estudantes, mas apenas cinco atingiram a pontuação para concorrer ao Prêmio, na análise dos docentes. Participarão da banca externa de avaliação dos trabalhos concorrentes, o gerente-comercial da Gazeta, Wilson Tietz, formado na primeira turma do curso, o publicitário Bruno Chamochumbi, da Agência MBM Escritório de Ideias e Antônio Peres, secretário de Comunicação da Prefeitura de Limeira, ambos também formados no curso de Publicidade da Unimep.
"A proposta é sempre contar na banca externa com a participação de profissionais, ex-alunos da Unimep, que são atuantes no mercado e que podem contribuir com suas análises para a carreira dos formandos", disse.
O coordenador a Agência Escola do curso de Publicidade e Propaganda da Unimep, Camilo Riani, disse que o trabalho e o incentivo do prêmio motivam os alunos a buscar clientes, definir estratégias, encontrar soluções para diversas variáveis e usar todas as mídias para atender a necessidade do cliente.
"Essa nova geração tem a tendência de usar a mídia digital. No trabalho, eles aprendem que em determinadas situações, a mídia tradicional é relevante, como outdoor, jornais e rádios, inclusive a AM, que está distante do cotidiano deles", ressaltou.
Apresentação
Os estudantes se organizaram em grupos e montaram Agências, nas quais atuaram como empresa, em equipe, para fazer o contato com o cliente, as cotações de mídia e decidir as campanhas publicitárias até com Orçamentos reais e enxutos. "Eles colocaram em prática todo o conteúdo aprendido", afirmou Elston. A Agência Storm vai apresentar o trabalho realizado com a empresa Sushi China.
A Eight Propaganda mostrará as ações elaboradas para a empresa Leve-me, a Agência Vision autou com a empresa Café Basílio Garcia, a OCA, com a Nova Boom Burguer e a Well Propaganda com a Merilin Cases. "Os alunos buscaram os clientes para o Projeto e eles foram aprovados pelos docentes. No projeto os alunos contam com orientação interna e supervisão dos professores", comentou Riani.
A melhor campanha de uma das cinco Agências concorrentes ganhará um troféu. "A avaliação é sempre a de verificar a campanha que traria mais resultado para o cliente, que tem como objetivo ampliar as vendas, construir uma imagem da empresa e tornar o produto conhecido", disse Elston.
Esse é o segundo trabalho que os estudantes realizam no curso. No primeiro semestre do ano, foram desenvolvidas campanhas para entidades sociais da cidade, como forma de contribuir com essas Instituições que precisam captar recursos e divulgar o seu trabalho e projetos realizados.