IGREJA DE SÃO BENEDITO
DIAGNÓSTICO PARA A FUTURA RESTAURAÇÃO
Escritório de Arquitetura iniciou estudos que podem subsidiar restauro

Por Marcelo Rocha

Análise do prédio histórico, que necessita de reformas, deve ser concluída até 10 de janeiro

Crédito: Del Rodrigues

Análise do prédio histórico, que necessita de reformas, deve ser concluída até 10 de janeiro

Quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
Desde o dia 1º de dezembro, uma empresa de Arquitetura está realizando um diagnóstico técnico para investigar possíveis intervenções (obras, mudanças e reparos) realizadas na Igreja São Benedito, no decorrer dos anos. O estudo (o nome técnico é prospecção arquitetônica) servirá como subsídio para um eventual restauro no prédio histórico, construído em 1824 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), em 2002.
Na parede frontal da Igreja, que recentemente foi alvo de reportagem na Gazeta sobre o seu estado precário de conservação, já existe uma placa informando a movimentação no local. O serviço, realizado pela empresa DRVO Arquitetura, foi encomendado pela Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral de Piracicaba).
"Os trabalhos estão sendo realizados pelo Escritório DRVO Arquitetura, em parceria com o Ateliê de Restauro Oficina da Memória e o arquiteto Eduardo Salmar, e dividem-se em praticamente duas etapas: uma série de análises e levantamentos in loco, investigando sistema construtivo, patologia e prospecção pictórica; e uma etapa final, onde os dados são apresentados em relatórios técnicos", explica a nota enviada pela DRVO.
A empresa de Arquitetura ressaltou que "por se tratar de um edifício tombado, a Igreja de São Benedito, antes de receber qualquer intervenção necessita desta leitura para as diretrizes de um possível projeto de restauro". A Igreja possui 710,96 metros quadrados.
De acordo com a DRVO, os trabalhos se iniciaram no dia 1º de dezembro deste ano e têm previsão de conclusão para o dia 10 de janeiro de 2019. O estudo que está em curso não altera as atividades da Igreja São Benedito, informa a Assessoria de Comunicação da Diocese de Piracicaba.
A Igreja
A primeira Igreja de São Benedito foi edificada em 1824, numa área doada pelo Barão de Rezende à comunidade negra. Mas sua primeira denominação foi Capela de Nossa Senhora do Rosário. A igreja que hoje é vista na rua do Rosário, 801, foi construída em 1867, planejada por Miguel Arcanjo B. D'Assumpção Dutra. Mais tarde, em 1892, foi levantada a torre. Seu sino foi doado pela filha do Barão de Rezende.