GADO MAIS RENTÁVEL
Startup @Tech oferece tecnologia para lucratividade dos pecuaristas
Em 2018, o Boitel receberá 4,2 mil animais, mas números podem aumentar

Por Priscilla Perez

Serviço tem o objetivo de ajudar na engorda e monitoramento do gado

Crédito: Divulgação

Serviço tem o objetivo de ajudar na engorda e monitoramento do gado

Quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Um dos principais serviços oferecidos pela Coplacana aos seus cooperados é o Boitel (sistema de confinamento de bois de corte). Criado em 2008, atualmente o projeto tem capacidade estática para receber duas mil cabeças de gado, por um período de cerca de 90 dias. O serviço tem o objetivo de ajudar na engorda e monitoramento do gado no período da estiagem, que ocorre de abril até dezembro, e provoca a redução do pasto.
Em 2017, cerca de 4,5 mil animais passaram pelo confinamento. Em 2018, o Boitel deve receber 4,2 mil animais, mas esses números ainda podem aumentar, pois os dados ainda são parciais. Para Evandro Nasato, coordenador do confinamento, houve redução este ano porque as condições climáticas foram melhores e, além disso, os pecuaristas não acreditavam no aumento da arroba e não prepararam os animais.
"O mercado firme, com tendências de valorização da arroba do boi gordo para os próximos dias, devido à baixa disponibilidade de animais terminados".
Aumento do lucro
Quando o assunto é lucratividade, uma novidade que vem animando os pecuaristas é a startup @Tech, que vem se destacando no projeto Avance - Tecnologia para o Mundo, da Coplacana. Criada para o setor pecuário, o sotware Beef Trader, desenvolvido por essa startup, é capaz de monitorar a curva de lucro do boi em confinamento, para facilitar a lucratividade. Isso permite saber a melhor hora de vendê-lo para quem pagar mais e ainda quando a comercialização trará prejuízo.
Segundo Thiago Zanett, diretor da startup, o BeefTrader é uma plataforma que tira o boi na hora certa da fazenda e o coloca no melhor frigorifico. "A gente acompanha o animal desde o momento em que está na fazenda até definir qual é o melhor comprador". Em junho, a Coplacana realizou a Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD) e, pela primeira vez, o gado foi analisado pelo BeefTrader.
Os animais inseridos no projeto podem ser monitorados, diariamente (em tempo real), pelo proprietário, via celular ou tablet. O confinamento de gado de corte em sistema boitel é baseado no modelo de produção cooperativista, reconhecido pelo Prëmio Pineda - Excelência em Confinamento.
Comunicação eficiente
Com foco total na revolução digital, os 70 anos da Coplacana foram marcados pela modernização de sua comunicação interna e externa. O reposicionamento de marketing está sendo conduzido pela Agência Ozônio, de Piracicaba. Houve mudanças essenciais na logomarca, slogan, missão, visão, valores e outras estratégias.
Confira
Missão
Levar primeiro o serviço (conhecimento, pesquisa e tecnologia) aos cooperados, depois a gama de produtos. Ser o agente provedor de Serviços & Produtos de excelência, gerando valor ao cooperado e cooperativa, preservando a essência dos Princípios Cooperativistas.
Visão
Ser uma Cooperativa de referência em soluções no Agronegócio e o melhor lugar para os colaboradores trabalharem.
Valores
Comportamental - Transparência nos tratos dos problemas e ética em todas as ações que permeiam a Cooperativa.
Recursos Humanos - Respeito e gentileza com todos, desenvolvimento profissional constante e valorização de um ambiente de trabalho saudável com equidade.
Negócios - Tradição nos Negócios, Cooperativismo de resultados, fazemos negócios com sustentabilidade respeitando o Meio Ambiente, e buscamos permanentemente a eficiência operacional.
Qualidade, Tecnologia e Inovação - Valorizamos fazer a coisa certa na primeira vez, visando à tecnologia como forma de desenvolvimento de todos e inovação como melhoria contínua.