DIVERSAS INSTITUIÇÕES
Maratona de Computação será realizada na EEP
Equipes representarão a Escola no evento que acontece neste sábado

Por Da Redação

As atividades ocorrerão no Bloco de Laboratórios da EEP

Crédito: Divulgação

As atividades ocorrerão no Bloco de Laboratórios da EEP

Quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Mais uma vez, a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) abrirá suas portas para receber universitários da cidade e da região. A mobilização, desta vez, se dará em torno da XXIII Maratona de Programação, evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como seletiva para a International Collegiate Programming Challenge, promovido pela Association for Computing Machinery (ACM).
“A EEP/Fumep está entre as 58 Instituições Brasileiras selecionadas para sediar a fase regional da Maratona, que ocorrerá simultaneamente, em todo o País, neste sábado (15), mobilizando milhares de alunos de cursos de graduação na área de Computação e afins”, disse o coordenador do curso de Ciência da Computação da EEP, professor Clerivaldo José Roccia.
Ele lembrou que, na EEP, as atividades ocorrerão das 13 horas às 18 horas, no Bloco de Laboratórios, após a abertura oficial do evento, marcada para às 8 horas, no Salão Nobre da Instituição. Pelas regras, times competem durante a Maratona para solucionar problemas utilizando programação de computadores.
“Este ano, receberemos 35 equipes, totalizando 105 competidores provenientes de 10 faculdades e universidades da região”, disse Roccia. O coordenador revela que cada time é composto por três estudantes de graduação ou pós-graduação que dividem um único computador para solucionar os problemas propostos na competição. Vencerá o time que solucionar o maior número de problemas no menor tempo possível e com o menor número de erros.
"São demandas que exigem soluções criativas, demandando raciocínio lógico e conhecimentos em diversas áreas relativas à programação de computadores, como linguagens de programação, estruturas de dados, análise de complexidade de algoritmos e conhecimentos gerais de Matemática”, disse Roccia.
Três equipes representarão a EEP na Maratona. O time ExceptionNotFoundException, composto pelos alunos Eduardo Vencovsky, Gabriel Oliveira dos Santos e Leonardo Vencovsky; o grupo Filosofia Python, com os alunos João Antunes Troppmair, João Vitor Mengatto Gimenes e Lucas Citelli Haitman; e o time Int Main and The Wasp, com Diego Modda Garcia, Diogo Ramires Carascosa Filho e Marcos Vinicius de Campos Barbosa representarão a EEP na Maratona. “Estamos preparados”, disse Roccia.
Segundo ele, a competição estimulará, nos alunos, a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. “Instituições e grandes empresas da área têm valorizado alunos que participam da Maratona”, afirmou Roccia, ao revelar que a estrutura da EEP, com modernos laboratórios, restaurante e amplo estacionamento, foi fundamental para que os organizadores apontassem Piracicaba entre as cidades-sede da Maratona.