CARTEIRA ASSINADA
Semtre: cresce o número de vagas, em Piracicaba
Cenário é o melhor dos últimos quatro anos, de acordo com secretário

Por Da Redação

Cerca de 1.707 postos de trabalho foram abertos entre janeiro e junho deste ano

Crédito: Juliana Franco

Cerca de 1.707 postos de trabalho foram abertos entre janeiro e junho deste ano

Quinta-feira, 9 de agosto de 2018
A Economia apresenta sinais de recuperação em Piracicaba. No primeiro semestre de 2018, o número de vagas de emprego disponibilizadas na Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), por meio do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), cresceu 36%. Entre janeiro e junho deste ano, foram abertos 1.707 postos de trabalho no local. No mesmo período do ano passado, foram 1.252.
O número é o melhor desde 2014, quando foram disponibilizadas 4.426 vagas. "Até 2014, no Brasil não se falava em crise. A Economia mostrou sinais de desaceleração a partir de 2015 e o cenário perdurou até o fim de 2017. Percebemos que, neste ano, apesar de lenta, a Economia tem tido certa retomada", afirmou o secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista.
Além disso, a Semtre intensificou o trabalho na busca por empregos. Desde o início do ano, a chefe da área de captação de vagas da pasta, Arlete Tevelin Rocha, dedicou mais tempo para as visitas nas empresas com o objetivo de apresentar o serviço disponibilizado pela pasta.
"Atuamos como uma Agência de Empregos. Fazemos a seleção e encaminhamos os candidatos que atendam o perfil demandado pelo empregador. O melhor de tudo isto é que o trabalho é feito de forma gratuita", explicou Arlete. Nos seis primeiros meses do ano, 195 visitas foram realizadas pela equipe do CAT as empresas de Piracicaba. Destas, 14 procuraram o setor e abriram 24 vagas.
"Temos um retorno de 7% deste serviço. Nosso objetivo é que o índice cresça no próximo semestre, já que o primeiro contato com os empregadores é para explicar os serviços do CAT e da Semtre. Cientes disto, eles passam a nos procurar e disponibilizam suas vagas de emprego", afirmou Evandro Evangelista.
Apenas em julho, 372 postos de trabalho foram abertos no setor, média de 19 vagas por dia. De acordo com Evangelista, no período, a Secretaria também cadastrou de forma gradativa as vagas ofertadas pelo Arena Atacado, que inaugura sua primeira loja na cidade. Ao todo, serão 200 empregos diretos. 
"Isto mostra que as empresas sentem o impacto da crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos três anos, mas aos poucos recuperam o fôlego", finalizou. A Semtre está localizada à rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro. Outras informações estão no site: www.semtre.piracicaba.sp.gov.br.