O CASAMENTEIRO
Bolo de Santo Antônio é disputado
Ainda é possível comprar um pedaço do doce, vendido a R$ 25,00

Por Adriana Ferezim

Os preparativos para a confecção do bolo já começaram

Crédito: Del Rodrigues

Os preparativos para a confecção do bolo já começaram

Terça-feira, 12 de junho de 2018
Uma equipe integrada por 40 voluntários começou, nesta terça-feira (12), nas primeiras horas da manhã, a fazer a montagem do bolo de Santo Antônio, no Clube Coronel Barbosa. Tudo deve estar terminado no final da tarde para que, à noite, seja abençoado pelo pároco monsenhor Ronaldo Aguarelli. Os quatro mil pedaços serão entregues para os compradores, a partir das 5 horas desta quarta-feira (13), Dia do Padroeiro de Piracicaba.
“Muita gente acredita que Santo Antônio é só casamenteiro, mas ele é o santo da partilha. Um exemplo é que distribuía pães aos pobres e era um estudioso da Bíblia. O bolo tem o mesmo sentido, nós montamos, partilhamos e as pessoas levam para casa para compartilhar algo que é feito com muito carinho por todos os voluntários. O objetivo é ajudar a Catedral”, afirmou Antonio Andia, coordenador da equipe do bolo.
Pelo terceiro ano consecutivo, o fornecedor do bolo é o JJR Supermercados, que preparou as cerca de 800 placas de pão de ló, que serão recheadas com 730 quilos de goiabada e receberá cobertura de 150 litros de chantilly e 60 quilos de flocos de coco. “Neste ano, a empresa vai enviar uma pessoa que irá verificar a qualidade do produto dele, além da pessoa que nós temos na equipe que faz esse monitoramento. Isso dá muita segurança para nós e para as pessoas que irão comprar”, disse. 
Todos os produtos foram entregues, nesta segunda-feira (11), no clube, que está sendo utilizado pela primeira vez para o evento. O Salão da Sé Catedral de Santo Antônio está sendo reformado e não poderá mais abrigar a montagem do bolo.
Eles foram conferidos por Andia e equipe, na tarde desta segunda-feira. As placas de bolo estão todas embaladas e os pedaços também serão entregues em embalagens com peso entre 750 e 850 gramas. Ainda é possível comprar um pedaço de bolo, que está sendo vendido a R$ 25,00.
Nestas terça-feira e quarta-feira (12) e (13), a venda acontecerá no caixa da Festa do Padroeiro, na praça José Bonifácio e na Secretaria da Catedral. No dia da Festa, os pedaços adquiridos, antecipadamente, serão entregues até as 13 horas. “Os que forem vendidos nos horários das missas serão entregues até acabar, mas sempre dá para todos”, explicou.
Religioso
A Diocese de Piracicaba informou, nesta segunda-feira, a programação dos festejos religiosos do padroeiro. A missa das 10 horas será presidida pelo bispo dom Fernando Mason. “Para os festejos em honra ao Santo Padroeiro, uma programação especial acontecerá durante todo mês de junho, na Sé Catedral Santo Antônio, localizada na praça José Bonifácio.
As celebrações religiosas tiveram início no último dia 31 de maio e prosseguirão até esta terça-feira, com a realização da Trezena de Santo Antônio. As últimas celebrações eucarísticas ocorrerão às 7h20 e às 18h30”, informou a Diocese.
Nesta quarta-feira, Dia da Festa de Santo Antônio, cinco missas serão celebradas na Sé Catedral, às 6 horas, às 8 horas, às 10 horas, ao meio-dia e às 16 horas. Neste ano, a exposição do Santíssimo Sacramento ocorrerá às 13 horas, enquanto o momento de Oração do Terço dos Homens será às 15 horas. A partir das 19 horas, será realizada a quermesse.