TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
RMC tem a segunda melhor rede de wi-fi do Brasil
Dia Mundial da Internet é comemorado nesta quinta-feira (17)

Por Daniel de Camargo

No topo da lista: jovem usa sinal público de wi-fi

Crédito: Leandro Ferreira/AAN

No topo da lista: jovem usa sinal público de wi-fi

Quinta-feira, 17 de maio de 2018
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) é a segunda colocada no ranking que aponta as áreas metropolitanas com as melhores conexões de internet móvel públicas no Brasil. Segundo dados do aplicativo Instabridge, a maior comunidade de compartilhamento de wi-fi coletivo no mundo, 38,40% dos 15 mil pontos cadastrados na região permitem “boa probabilidade” de conexão e navegação. Apenas Recife (PE), tem índice melhor, com 41,31% do total de 20 mil redes disponíveis na área.
Tomando por base um milhão de pontos de internet móvel compartilhados no Brasil, a Instabridge, startup sueca de tecnologia, fez o levantamento para celebrar o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação - popularmente chamado de Dia Mundial da Internet - que é comemorado nesta quinta-feira (17).
A data foi instituída em 2005, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre os benefícios trazidos pela rede mundial de computadores e de tecnologias de comunicação e informação que possibilitam inovações, desenvolvimento social e compartilhamento de ideias.
A análise utilizou, entre outros critérios, a quantidade de vezes em que o ponto de wi-fi foi utilizado desde que se tornou público, a estabilidade da internet e as atualizações recentes da conexão pela comunidade. O diretor-geral da Instabridge, Niklas Agevik, disse que os brasileiros estão usando a internet como uma forma de comunicação alternativa - fato que tem implicado no aumento da demanda por boas conexões.
Sobre o serviço prestado por seu software, o executivo diz que a missão não é apenas trazer internet para todos, “mas também oferecer o acesso à internet de qualidade”. No Brasil, entre os usuários da internet com 10 anos ou mais, 94,6% realizam a conexão através do celular, especificamente para acesso a TV, aplicativos em geral e navegação, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua de 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E 94% usaram a internet para trocar mensagens, de voz, texto ou imagem.
Mais usuários
Para amplia o número atual de 11,5 milhões de usuários no Brasil, o Instabridge vem sendo constantemente aprimorado. Entre as melhorias, a última versão para o sistem Android recebeu um indicador de redes wi-fi para um raio de até 1.250 metros (mais ou menos 20 minutos de caminhada) de onde o usuário está.
Outro diferencial é que mesmo que a pessoa não estiver conectada a nenhuma rede de internet, ainda assim é possível acessar o mapa das redes wi-fi próximas a ele (desde que cadastradas no aplicativo) por meio de um mapa off-line. O Instabridge pode ser baixado gratuitamente através do site: www.instabridge.com/pt.