MERCADO DE TRABALHO
Semtre abre novos cursos gratuitos de qualificação
As aulas começarão no próximo dia 28 de fevereiro

Por Da Redação

Sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda

Crédito: Antonio Trivelin

Sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda

Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), oferecerá mais 120 vagas de cursos de qualificação gratuitos. O objetivo é aumentar as chances de candidatos a vagas em emprego de inserção no mercado de trabalho.
Os cursos são para Assistente-Administrativo (60 vagas), sendo uma turma que terá aulas das 8 horas às 13 horas e outra, das 13 horas às 18 horas. Para o curso de Contabilidade Básica, serão 60 vagas. Haverá uma turma, das 8 horas às 13 horas, e outra, das 17 horas às 22 horas. Os cursos terão duração de 160 horas. Os participantes receberão lanche e material didático. As aulas começarão no próximo dia 28 de fevereiro.
As inscrições serão realizadas online, desta Quarta-Feira de Cinzas (14), às 14 horas, até esta sexta-feira (16), às 16 horas. Não será preciso apresentar nenhum documento, por ora. Os documentos deverão ser apresentados, no entanto, na efetivação da matrícula. As inscrições devem ser feita no link: Inscrição - Cursos PEQ.
Os interessados que tiverem dificuldade em efetuar a inscrição ou que não tenham acesso à internet poderão comparecer à Semtre, nestas quinta e sexta-feiras (15 e 16), das 13 horas às 16 horas. Os candidatos precisam ficar atentos para o dia da divulgação da classificação: 21 de fevereiro, a partir das 14 horas, no site da Semtre.
Para efetivação da matrícula, será necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF (cópia e original); comprovante de escolaridade (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original); Carteira de Trabalho (apenas original), Título de Eleitor (apenas original) e Carteira Reservista (apenas original).
Para se inscrever, o candidato deve ter 16 anos de idade, Ensino Médio completo ou estar cursando, ser residente em Piracicaba, estar desempregado, não estar recebendo seguro-desemprego, auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez do INSS, e não ter feito curso do PEQ na Semtre.
Mais informações
O curso destina-se, prioritariamente, a desempregados, com reserva de 10% das vagas para Pessoa com Deficiência (PCD). A seleção será feita por critérios, conforme informado nos requisitos. Não será fornecido o vale-transporte durante as aulas. Será permitida apenas uma inscrição por pessoa, independente do curso. O candidato que realizar inscrição mais de uma vez para mais de um curso, será considerada apenas a última inscrição.
Linguagem dos sinais
A Semtre, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Piracicaba, abrirá inscrições para os cursos da Libras (Língua Brasileira de Sinais) básico (25 vagas) e intermediário (25 vagas). O curso destina-se a desempregados, com reserva de 10% das vagas para Pessoa com Deficiência (PCD).
O objetivo é contribuir com o processo de inclusão da pessoa surda na sociedade e de qualificar a população e aumentar as chances de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, oferecendo aos alunos do curso condições mínimas para a comunicação por meio da Libras. 
As inscrições serão online, desta quarta-feira, às 14 horas, ate esta sexta-feira, às 16 horas, por meio do link: www.docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoMXJO6f_YXBiAgqc4APoSfyEmYZK0e6e6WheZ1yW4XgBJeA/closedform.